Connect with us

Jaicós

Secretaria de Educação de Jaicós realiza capacitação anual das merendeiras e auxiliares de serviços gerais

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação der Jaicós, realizou nesta segunda-feira (19), a capacitação anual das merendeiras e auxiliares de serviços gerais que atuam nas escolas de Rede Pública Municipal de Ensino.

O evento contou com a participação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que ministraram uma palestra sobre atendimento pré-hospitalar (APH) no ambiente escolar.

Os primeiros socorros são intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após o acidente ou mal súbito, que visam a evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local. Essas intervenções são muito importantes, pois podem evitar complicações e até mesmo evitar a morte de um indivíduo.

A coordenadora do SAMU, Iandra Fontes, apresentou sobre o sistema de funcionamento do SAMU, as técnicas de primeiros socorros, como a prevenção e cuidados no engasgo em crianças e adultos (a manobra de Heimlich), prevenção de acidentes na cozinha, técnicas de compressão e ventilação em parada cardiorrespiratória, procedimentos na ocorrência de queimaduras, sangramentos nasais, convulsões, desmaios, traumas e AVC.

Durante a capacitação, também foi ministrado pela nutricionista da educação, Michely Carvalho, sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a fim de satisfazer a legislação vigente.

A coordenadora da merenda escolar, Jacielly Freitas, encerrou o evento com uma palestra sobre a Gestão de Estoque dos Gêneros da Merenda Escolar.

Ao final do evento, os participantes foram certificados.


Facebook

MAIS ACESSADAS