Connect with us

Jaicós

Sessão Solene homenageia Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias de Jaicós

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós, realizou na noite desta sexta-feira (07), uma Sessão Solene em homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, profissionais que estão sempre presentes no dia a dia das famílias jaicoenses, seja na cidade ou na zona rural.

A sessão, proposta pelo presidente da Casa, João Bosco Lima, o Bosquinho, foi a primeira realizada pelo Legislativo em homenagem aos profissionais. Segundo o vereador, o objetivo da sessão é “agradecer, em nome de toda a população jaicoense, pelos relevantes serviços prestados pelas duas categorias, pois merecem todas as honrarias”.

Além dos profissionais homenageados, a sessão contou com a participação dos vereadores Bosquinho, Antônio Robert, José Reis, Francisco Rodrigues, Jessé Gonçalo, Ednaldo Santana, Dalvenisa da Conceição, Sirlene Lopes, Francisca de Paiva, do prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, secretária de Saúde, Audeli Coutinho, Manoel de Araújo, representante do Sindicato dos Agentes, Chefe de Gabinete, Deusmar Costa, secretário Degerson Lima, diretora do Hospital Florisa Silva, Auzenir Paiva, Coordenadoras Patrícia Sousa, da Atenção Básica e Lusimária de Moura, da Vigilância.

O vereador Bosquinho agradeceu a presença dos profissionais e disse que a Casa Legislativa sempre busca atender a categoria da melhor forma possível. “Quero agradecer a presença de todos os ACSs e ACEs. É visível os avanços que vocês já ganharam nas suas carreiras, como também proporcionaram para os cidadãos. Ouvi atentamente as conquistas que as categorias conseguiram, sei da sensibilidade que o gestor municipal tem e sei também que cada conquista tem as mãos de cada um de vocês para que se torne possível. […] Este ano votamos o novo piso salarial de vocês, e sempre que é chamada a atenção dessa casa, seja pela categoria ou pela gestão, a casa se manifesta da melhor forma possível. Aqui não temos lado, nosso lado é o povo, a gestão, o compromisso. E hoje homenageamos vocês nessa sessão. Eu não sabia que era a primeira, então hoje nossa gestão faz história mais uma vez nessa Câmara. Estou muito feliz pela presença de cada um, e afirmo, estamos aqui para trabalhar pelo bem de vocês”.

O prefeito Neném de Edite parabenizou os profissionais e destacou o compromisso da administração. “Parabenizar o presidente Bosquinho pela iniciativa juntos aos agentes. Dizer que é uma alegria e satisfação poder estar junto com vocês nesse momento ímpar de agradecimento. Sempre fui parceiro de vocês, amigo, acima de qualquer motivo como gestor. Nós cumprimos a nossa missão com a categoria e continuaremos cumprindo até o término do nosso mandato. Vocês são o carro forte, são vocês que tem contato com a sociedade, que trazem as demandas, as necessidades da saúde. Então, parabéns a classe de ACS e a de ACE. E dizer que nossa a gestão é transparente, não persegue ninguém, nunca descontamos nada, ao contrário, demos abono salarial, incentivo, sancionamos a lei do piso, quando precisa de um transporte para um curso de qualificação, um passeio, sempre estamos rentes. E é isso que eu quero, contribuir com Jaicós, contribuir com vocês”.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde, também parabenizou a classe e disse que a gestão está ao lado dos profissionais. “Não poderia deixar de estar presente num momento como esse, de festa, pelas leis e garantia que vocês já conseguiram e parabenizar também a classe, por ser unida, organizada. E dizer que a gestão, a Secretaria de Saúde, são parceiros dos Agentes de Saúde. Muitas vezes não atendemos a necessidade por não termos condições, pois há os empecilhos, as normativas. Mas sempre caminhamos ao lado de vocês e vamos continuar assim, e seguindo em frente para que vocês consigam galgar mais objetivos e garantias para a classe”.

Manoel de Araújo, representante do sindicato, destacou a alegria por participar do momento. “Quero dizer que é uma grande alegria estar participando dessa Sessão Solene em homenagem aos ACS e ACE. Esse momento mostra o respeito que o município tem pelos agentes, por seu trabalho, pelo que conquistaram até aqui. Estou muito feliz em participar dessa sessão. Obrigado a todos”.

Representando os profissionais do município, os agentes Dernerval Coutinho, o Dedé, e Jucélia do Nascimento, apresentaram uma mensagem de agradecimento, destacaram a importância do trabalho dos ACS e ACE e fizeram um resumo das diversas conquistas das categorias.

“Esse é um momento que foi muito aguardado por nossa categoria, desde que foi instituído do dia do ACS e ACE. […] E nada é mais gratificante do que louvarmos a Deus por estarmos aqui vivendo esse momento. Ser Agente de Saúde é ser povo, comunidade, é sentir que seu povo necessita do seu trabalho, é conhecer todas as famílias e reconhecer nelas sua família. […] Os ACEs são quem desenvolvem diversas atividades que são importantes na prevenção de muitas doenças e proteção da nossa população”.

Entre os agentes que se pronunciaram, Ângela Maria, agradeceu e disse que foi a primeira vez que os profissionais foram homenageados. “Esse momento hoje é muito importante para nós, porque eu tenho 30 anos de trabalho como Agente de Saúde e a gente nunca recebeu uma homenagem. A gente não queria ouro nem prata, apenas um reconhecimento e nesse momento estamos tendo e me sinto muito feliz. […] E dizer que minha família é toda comunidade onde trabalho, eu me sinto em casa quando estou lá com aquele pessoal todo, eu amo eles de coração. E essa homenagem é muito bem vinda para nós, ficamos muito felizes por reconhecerem o nosso trabalho. Quero agradecer por essa iniciativa, a todas as autoridades que acataram e parabéns para nós todos”.

Ao final do evento, foi realizado também o sorteio de vários brindes entre os agentes e um coffee break.


Facebook

MAIS ACESSADAS