Connect with us

Jaicós

Trabalho Infantil e Consciência Negra são temas de roda de conversa promovida pelo NUCA de Jaicós

Publicado

em

Com apoio da Secretaria de Assistência Social, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), de Jaicós, realizou nesta terça-feira (07), mais uma ação informativa e de conscientização.

O NUCA promoveu um roda de conversa, que aconteceu na Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa e abordou sobre trabalho infantil e consciência negra. A ação foi voltada a alunos do 4º e 5º ano.

Estiveram presentes na ação a mobilizadora do NUCA, Kelcileyane Pereira, a presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, e a integrante, Edinalva, as assistentes sociais, Divanilda Bezerra e Iraneide Ferreira, as conselheiras tutelares, Edneia Ribeiro e Lindalva Carvalho. O momento foi acompanhado pela diretora da escola, Josefa Reis, coordenadora Noela Dias e professores.

Divanilda Bezerra falou aos alunos sobre o que é o trabalho infantil, explicando que o mesmo trata-se do trabalho realizado por crianças e adolescentes menores de 16 anos, de forma forçada.

Jaissa Freitas, destacou a diferença entre trabalho infantil e tarefas, conscientizando as crianças de que ajudar os pais em casa, não se configura como trabalho infantil.

Outros pontos ainda foram abordados pelas mesmas, e também pelas conselheiras tutelares, Edineia Ribeiro e Lindalva Carvalho. Já a assistente social Iraneide Ferreira, falou sobre a consciência negra, destacando a importância do respeito às diferenças e combate a qualquer forma de racismo, preconceito e discriminação.

Ao final, Kelcileyane Pereira, mobilizadora do NUCA, fez agradecimentos. “Há 3 anos a gente tem trazido temáticas para discutir aqui na escola. A minha fala é de agradecimento a escola por nos receber, a vocês e a toda direção, que sempre nos recepcionam. Agradecer as assistentes sociais pela contribuição. Lembrando que a temática do trabalho infantil está no plano de ação do NUCA, a da consciência negra também, que são temas muito importantes. Agradecer também a presença das representantes do Conselho Tutelar e CMDCA”.

A equipe também fez a entrega de panfletos informativos para os alunos.


Facebook

MAIS ACESSADAS