Connect with us

Marcolândia

Educação de Marcolândia realiza I Percurso Formativo do PPAIC 2024 e trabalha temáticas pedagógicas e emocionais

Publicado

em

No último dia 12 de abril, a Prefeitura Municipal de Marcolândia, através da Secretaria de Educação, reiterou seu compromisso com a educação inclusiva ao lançar o I Percurso Formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) de 2024.

O evento, sediado no Auditório da Escola Mariano da Silva Neto, concentrou-se na capacitação dos educadores e na reflexão sobre o papel fundamental da escola no desenvolvimento da inteligência emocional dos alunos.

Uma das novidades deste ano foi a inclusão dos professores das creches Mãe Preta e Dona Sinhá na formação, ampliando assim o alcance do programa e promovendo uma abordagem mais integrada da educação infantil ao ciclo de alfabetização do ensino fundamental.

Destinado aos gestores escolares, professores da educação infantil e docentes do ciclo de alfabetização, o Percurso Formativo enfocou a implementação dos cinco eixos do PPAIC, conforme estabelecido pela Lei 7.453 de 2021, promulgada pelo governo do Piauí.

Durante o evento, a formadora do PPAIC em Marcolândia, Ceiça Andrade, ressaltou a importância do programa e destacou a parceria entre o governo estadual e o município, enfatizando também a relevância da inteligência emocional no contexto educacional.

Além das atividades centrais, diversas formações foram realizadas para diferentes segmentos educacionais. A coordenadora Maria Vaumiranda da Silva conduziu uma formação com diretores e coordenadores sob o tema “Liderança e Competências do Gestor Escolar”.

A formadora do Ciclo de Alfabetização, Queila de Sousa Carvalho da Silva, abordou o tema “Desenvolvimento e Aprendizagem na Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética”.

Já Maria Conceição de Andrade, formadora pela Educação Infantil, trabalhou tanto o tema “Inteligência Emocional” com toda a equipe, quanto o tema “Literatura, Concepções Teóricas e Avaliação na Educação Infantil”, com a equipe específica da Educação Infantil.

Como parte da cerimônia, foram entregues certificados aos cursistas de 2023 que participaram das formações oferecidas pelo programa, reconhecendo e enaltecendo seu compromisso com o desenvolvimento educacional de Marcolândia.

O evento evidenciou não apenas a importância da formação contínua dos profissionais da educação, mas também o empenho do município em promover uma educação de qualidade, inclusiva e alinhada com as necessidades e desafios contemporâneos.

Mais fotos;

Fonte: Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS