Connect with us

Marcolândia

MARCOLÂNDIA | Poder Legislativo vai até a zona rural e realiza sessão itinerante no sítio Tamboril

Publicado

em

Com o objetivo de aproximar ainda mais a população da zona rural do Poder Legislativo, na noite desta sexta-feira (12), a Câmara Municipal de Marcolândia, que tem como presidente o vereador Chagas Ramos, realizou a sessão itinerante no sítio Tamboril.

O evento aconteceu na Unidade Escolar Raimundo Mariano, com a presença dos vereadores Chagas Ramos (presidente da Casa), Erivan, Erinaldo, Marcos Coelho, Dunga, Clenilton, Simone, Isadora e Lanja; do assessor jurídico da Câmara Municipal, o Dr. Ramon; além da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jucirlene; e a população.

Durante a sessão, cada parlamentar teve oportunidade de apresentar o trabalho que foi desenvolvido durante o mandato, destacando ações que contemplaram a população, além de realizar Requerimentos.

Bem como, um momento democrático foi aberto para todos os presentes, para que a população pudesse agradecer ou argumentar sobre melhorias para a comunidade.

Projetos de Lei e Requerimentos

Na pauta, três Projetos de Lei foram apresentados. O primeiro institui o estabelecimento de normas para a instalação, licenciamento e funcionamento de atividades econômicas no município de Marcolândia.

O segundo documento, implanta o nome Ezequiel Erenildo Rodrigues para rua projetada, situada na Cohab, em Marcolândia. Já o terceiro Projeto de Lei, também nomeia de Jailson Remi Lopes Sousa a quadra poliesportiva localizada em frente à Escola Raimundo Mariano, na localidade Tamboril.

Publicidade

O Requerimento número 05/2024 do vereador Chagas Ramos, solicita providências ao poder executivo em relação a implantação de câmeras de segurança na comunidade do sertão.

Vereador Chagas Ramos

Os Requerimentos 06/2024 e 07/2024, de autoria do vereador Erivan de Aprígio, solicita ampliação do açude da localidade Pigoita e a compra de uma televisão para o Conselho Tutelar de Marcolândia.

Vereador Erivan de Aprígio

A vereadora Lanja Nobre apresentou três Requerimentos. O primeiro dispõe sobre a parceria entre o município e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, para que novas medidas sejam criadas para zona rural.

Vereadora Lanja Nobre

Também da vereadora Lanja, o Requerimento de número 09/2024 solicita da Secretaria de Cultura a realização de um cadastro aos grupos culturais ligados a Capoeira, aos Caretas, ao Forró, ao Carnaval, ao São João, entre outros. E o terceiro Requerimento da parlamentar requer a construção de uma passagem molhada para a comunidade Massapê.

Falas

O presidente da Câmara, Chaguinha Ramos, enfatizou a importância da sessão na localidade.

“Essa sessão itinerante é de grande importância para todos nós, é uma forma estarmos mais próximos do povo, através desse momento nós conseguimos entender os anseios da população e assim podemos fazer Requerimentos e Projetos de Lei com o objetivo de suprir as necessidades do povo marcolandense”, frisou o parlamentar.

O vice-prefeito Valmir de Juracy destacou sobre a aração de terras no município e ressaltou que a Prefeitura e a Câmara estão a disposição para ouvir as necessidades da população.

“Temos um compromisso com a população, com relação a aração de terras, nós melhoramos e avançamos de 2021 para cá, temos testemunhas que todas as terras dos agricultores são aradas no sertão, na serra. E estamos aqui para ouvir, se alguma terra ainda não foi arada, a Prefeitura e a Câmara está aqui para ver onde foi o erro e melhorar, e assim vamos seguindo, buscando cada vez mais atender as necessidades do povo”, explicou.

Seu Gonzaga é morador da localidade. Durante a sessão ele teve seu momento de fala e aproveitou para agradecer a gestão municipal por todo apoio dado aos produtores rurais, destacando também que a agricultura precisa da ajuda do gestor pra ter progresso.

“Nesta oportunidade quero agradecer por alguns benefícios que temos recebido. Primeiramente Deus olhou para nós e tem nos dados um bom inverno, também agradeço a vereadora Isadora que nos ajudou com uma grande máquina para os serviços de agricultura. Quero agradecer também ao prefeito que ajudou os agricultores com a maior aração de terras, aramos, plantamos e hoje estamos tendo a maior safra de milho. E peço que o prefeito continue olhando para nós agricultores, porque não é fácil e se o prefeito não ajudar a agricultura no município, não tem progresso”, falou.

Edileusa também mora no sítio Tamboril. Ela comentou sobre a dedicação do presidente da Câmara Chaguinha durante o seu mandato.“Depois que Chaguinha está na Câmara de Vereadores ele tem trazido muitos recursos para o sertão. Hoje temos uma quadra que é de grande importância e a população pode apoiar ele e acreditar que ele tem muitos projetos para nossa região”, disse.

Remir Sousa agradeceu ao prefeito Dr. Corinto Matos e ao vereador Chaguinha por executar a obra de uma quadra poliesportiva na localidade.

“A gente agradece porque fomos beneficiados com uma quadra, agradecemos ao prefeito e ao vereador Chaguinha que contribuíram para essa obra que era esperada todos. Há muitos anos que as crianças esperam por essa benfeitoria”, comentou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jacirlene Lopes, também ressaltou a importância do momento.

Publicidade

“Esse momento é grandioso em saber que os vereadores vieram até a comunidade ouvir a população, analisando os recursos que precisam ser investidos. Com isso as pessoas estão sendo ouvidas e também estão agradecendo pelos benefícios já recebidos”, destacou.

Fotos;

Facebook

MAIS ACESSADAS