Connect with us

Massapê do Piauí

Bloquinho do NUCA é realizado em Massapê e aborda ‘Adolescência primeiro, gravidez depois’

Publicado

em

Na Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, o NUCA – Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Massapê do Piauí, realiza ação de conscientização, para fomentar as discussões sobre o tema.

Nesta terça-feira, 06 de fevereiro, aconteceu o “Bloquinho do Nuca”, numa junção de animação e informação, com o tema “Pule, brinque e cuide-se. Adolescência primeiro, gravidez depois”.

O objetivo principal da iniciativa é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

O evento foi realizado da Escola João Manoel da Costa, conduzido por profissionais do município, que abordaram sobre a temática de forma educativa, descontraída, dinâmica e informativa, alertando sobre a importância de se proteger contra uma gravidez indesejada, além de outras consequências do sexo sem proteção, como a transmissão de doenças.

O momento contou com a participação do enfermeiro Gil Lene, da psicóloga Laura Jaynne e das assistentes sociais Edilma Maria e Conceição Carvalho, além da mobilizadora do NUCA, Lúcia Sousa, que por meio de palestras e dinâmicas, discutiram sobre o tema com os adolescentes.

Destaque para a dinâmica de perguntas e respostas, onde os adolescentes demostraram conhecimento e conscientes quanto a importância de construir um futuro sólido, tomando decisões ponderadas sobre quando e como iniciar uma família, de florescer antes de assumirem as complexidades e responsabilidades da parentalidade.

A iniciativa faz parte do Tema 2 do Guia de Adolescentes do Selo Unicef edição 2021\2024 “Prevenção da Gravidez na Adolescência e Promoção ao Direito a Saúde Sexual e Reprodutiva”, bem como integra as ações da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que vai 01 a 08 de fevereiro.

Além dos profissionais e adolescentes do NUCA, também participaram da ação, o Conselho Tutelar, representado pelos conselheiros Eduardo Barros e Géssica Dias.

Estatísticas

A gravidez na adolescência tem sido objeto de debate, de investigação e de políticas públicas no Brasil em razão de seus altos índices. Por dia, 1.043 adolescentes se tornam mãe no Brasil. E, por hora, são 44 bebês que nascem de mães adolescentes, sendo que dessas 44, duas tem idade entre 10 e 14 anos, segundo dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), ferramenta do ado Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS