Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê adere ao programa Piauí Saúde Digital e vai ofertar teleconsultas e exame eletrocardiograma

Publicado

em

Avançando na assistência prestada à população e facilitando cada vez mais o acesso aos serviços de saúde, o município de Massapê do Piauí aderiu a uma importante iniciativa, o programa Piauí Saúde Digital.

Pioneiro no Brasil, o programa, que é uma ação do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado do Piauí com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.

Com a adesão, Massapê do Piauí passa a ofertar teleconsultas com clínico geral disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de nove especialidades médicas por meio de consultas remotas, incluindo psiquiatra, psicólogo, neurologista, endocrinologista, cardiologista, dermatologista, ginecologista, nutricionista e pediatra.

Os pacientes, mediante encaminhamento médico, podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para agendar uma teleconsulta, trazendo mais comodidade e agilidade ao processo.

Através do programa, o município de Massapê do Piauí também foi contemplado com um aparelho de Eletrocardiograma (ECG) e os usuários agora poderão realizar o exame na UBAS – Unidade Básica Avançada de Saúde José Joaquim de Morais.

A entrega e instalação do aparelho foi realizada na manhã desta quinta-feira (07). O prefeito Rivaldo Carvalho e a secretária de Saúde, Maria Lúcia, estiveram acompanhando todos os procedimentos, inclusive o primeiro exame realizado no município. O aparelho foi instalado na Sala de Telemedicina, onde também serão realizadas as consultas remotas.

Após a realização do exame por profissionais habilitados, o laudo é emitido em até 5 minutos. Além disso, pareceres cardiológicos ou de risco cirúrgico são entregues em até 24 horas, contribuindo para uma tomada de decisão mais ágil e eficiente.

Alzira Josefa de Barros, de 66 anos, foi a primeira a realizar o exame no município. Ela, que reside no “Morro dos Cachorros”, interior de Massapê, precisava se deslocar para outra cidade e pagar pelo exame.

“Todos que eu já fiz foi pagando. Fiz em Jaicós, também cansei de ir pra Picos fazer. Mas agora, graças a Deus ficou perto. Foi muito bom eles trazerem pra cá e esse aparelho aí eu achei melhor do que o que eu fiz pagando. Fiquei muito satisfeita e alegre em vir essas coisas mais para perto de nós, esses aparelhos, exames. É muito bom, quem não acha?. Eu nem estava esperando fazer esse exame hoje, foi Deus que preparou. Muito obrigada ao prefeito, Deus abençoe ele e que essas oportunidades sempre venham mais e mais para nós” disse.

Com a adesão, também foi realizado um treinamento para a equipe de saúde que será responsável por acompanhar e operar o programa no município. O treinamento é parte fundamental da implementação do programa, garantindo que os profissionais estejam aptos a utilizar todas as funcionalidades oferecidas pelo Piauí Saúde Digital.

Em entrevista, o prefeito Rivaldo Carvalho disse que é mais um avanço que chega para beneficiar a população. “O município implantou a teleconsulta pelo programa Saúde Digital e hoje estamos recebendo esse equipamento de eletrocardiograma para o município. E através desse programa, vamos disponibilizar consultas especializadas. Isso é mais um avanço para nossa saúde. O município sempre aderindo aos programas que vem a beneficiar a nossa população, pois a gestão está sempre empenhada em trazer mais saúde, conforto e acessibilidade aos pacientes do nosso município. Esse é o nosso trabalho, procurando sempre melhorar e garantir para o povo massapeense uma saúde com qualidade”.

Maria Lúcia, secretária de Saúde, falou que os usuários agora terão o acesso facilitado ao exame. “Estamos implantando mais um serviço de saúde para nossa população. Recebemos pelo Saúde Digital, um aparelho de eletrocardiograma e estamos aqui com os técnicos treinando e já fizemos o teste inicial. É mais um benefício para nossa cidade, a gestão preocupada, organizando, para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. Vamos organizar um fluxograma de realização, divulgar para a população e realizar eletrocardiograma aqui na nossa unidade. Vai facilitar e muito o acesso dos pacientes para a realização do exame, e eles não precisarão mais se deslocar para outras cidades. É mais serviços de saúde, qualidade e cuidado com a nossa população”.

Ela ainda destacou que os atendimentos serão feitos conforme agendamentos. “A gente depende muito de Jaicós, Picos, Teresina, para que nossa população possa estar realizando consultas especializadas, mas agora estamos com o Saúde Digital no nosso município, com as teleconsultas, onde nossos usuários poderão se consultar com especialista aqui na unidade. Conforme a necessidade e o encaminhamento médico, os pacientes vão poder se dirigir a unidade conforme o agendamento, e realizar aqui mesmo. É o serviço de saúde chegando mais próximo das pessoas”.

Facebook

MAIS ACESSADAS