Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Mais de 900 crianças e adolescentes são atendidas em campanha de saúde

Publicado

em

Mais de 900 crianças e adolescentes matriculadas na rede pública de ensino do município de Massapê do Piauí foram atendidas pela Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma, como parte das ações do Programa Saúde na Escola.

A campanha, realizada de forma conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, teve início no dia 16 de julho, no povoado Abóbora. Equipes de saúde percorreram todas as escolas situadas na zona rural do município, encerrando nesta quinta-feira (7) com o ‘Dia D’ nas escolas da sede – João Manoel da Costa e Creche Tia Biluca.

O objetivo da campanha visa reduzir a carga parasitária de geo-helminos em escolares do ensino público fundamental – com aplicação em dose única do medicamento Albendazol (400mg) – identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho” e identificar e tratar casos de tracoma nos escolares. A oferta e a supervisão do tratamento aos estudantes foram realizadas por profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF).

Verônica Cavalcante, secretária de Saúde

Verônica Cavalcante, secretária de Saúde

A secretária Municipal de Saúde, Verônica Cavalcante, destacou a importância da campanha na prevenção e combate às doenças. “A adesão à campanha é opcional, nos entanto, aderimos por reconhecer a importância da mesma. Ações como essa se revelam em um grande beneficio na vida das nossas crianças e adolescentes. Prevenir é melhor que tratar”, pontuou.

A gestora da Saúde destacou, ainda, o sucesso da campanha, “A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir entre 70% e 80% de crianças e adolescentes. E graças ao empenho das Secretarias de Saúde e Educação, das equipes de trabalho, nós alcançamos 100%. Outro dado que nos deixa feliz é a não constatação de nenhum caso de hanseníase”, disse, acrescentando que mesmo após o término da campanha, o município vai continuar empenhado no tratamento.

Publicidade
Keytiuscia Reis, coordenadora da Atenção Básica

Keytiuscia Reis, coordenadora da Atenção Básica

“Uma campanha exaustiva, mas resolutiva! Através de mobilizações como esta, estamos proporcionando uma saúde de qualidade para a população”, disse a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Keytiuscia Reis, que coordenou a ação estratégica.

O ‘Dia D’ contou com participação dos profissionais de saúde como o médico José Ariel, a coordenadora da atenção básica, Keytiuscia Reis, as enfermeiras Fábia Crisanto, Gabriela Batista, as técnicas de enfermagem, Mercês Bezerra e Tássia Esmério, além de agentes comunitários de saúde. Da Educação, estiveram presentes a supervisora municipal de ensino, Josefa Carvalho, a diretora adjunta Paula Coutinho, a diretora Adriana Reis, além de professores da rede municipal de ensino.

DSC04978

DSC05063 DSC05065 DSC05049 DSC05038 DSC05034 DSC05028 DSC05026 DSC05032 DSC05025 DSC05015

DSC04980

Clique na foto para ampliar

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS