Connect with us

Monsenhor Hipólito

MONSENHOR HIPÓLITO | Escola Padre Cicero promove 1º Interclasse Escolar; Djalma apoia e participa

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito, na gestão do prefeito Djalma, através da Secretaria de Educação, realizou a abertura da 1ª edição do Campeonato Interclasse com o tema “Esporte, saúde, lazer e educação jogando pela vida”, na unidade escolar Padre Cicero Romão Batista.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (22) no Ginásio Poliesportivo Teresinha Rocha.

A solenidade de abertura foi conduzida pela estudante Éllen Laís, do 9º ano A, junto com a estudante Karen Niely, do 7º ano A.

Dando início ao evento, os estudantes cantaram o hino nacional, entraram com as bandeiras do Brasil, Piauí e Monsenhor Hipólito e também trouxeram símbolos culturais, como a pedra preciosa “opala”, por exemplo, que é um símbolo econômico piauiense. Além deste, o brasão e o hino do Piauí também foram apresentados para simbolizar a cultura do estado.

Bem como, os alunos também apresentaram os símbolos hipolitanos, como a bandeira do município, o brasão, uma cesta contendo mandioca e cajú, que são produtos típicos da cidade, além de uma maleta de batom, símbolo do batonzeiro, figura característica do cenário hipolitano.

O principal objetivo do projeto Interclasse Escolar é avaliar o grau de conhecimento dos alunos com relação às modalidades desportivas desenvolvidas, bem como a promoção da interação social entre os mesmos, para que estes desenvolvam hábitos e rotinas que incentivam a criatividade e agucem o intelecto.

O prefeito Dr. Djalma Policarpo participou do evento e falou sobre a importância do interclasse para os alunos e agradeceu a sua equipe pela organização.

“Durante a pandemia foi mudada toda infraestrutura da educação, inclusive da infraestrutura esportiva nos colégios e agora está culminando com o primeiro interclasse em todas as escolas municipais. Hoje estamos aqui fazendo este grande evento maravilhoso na escola Padre Cicero, uma organização da nossa equipe e do nosso secertário de Educação, isso é muito bom. É a educação em ascensão, é o saber em ascensão, é jogando pela vida e fazendo essa inclusão do esporte, das nossas crianças, nossos adolescentes e os nossos jovens. Nós vamos intensificar esse trabalho e parabéns a equipe de educação pela organização desse primeiro interclasse aqui da unidade escolar municipal Padre Cicero Romão Batista”, disse o prefeito Djalma.

Para a diretora da unidade escolar, Josefa Ilza, o projeto é um atrativo importante com o objetivo de trazer os alunos para escola.

“Hoje estamos realizando o grande evento da escola, que é o primeiro interclasse escolar, um projeto em que nós queriamos envolver todos os alunos, então a gente fez um grande evento que foi um sucesso graças a Deus, os alunos participaram e estão amando. A gente está dando ênfase ao esporte pela importância que ele tem, através dele a gente consegue manter o aluno na escola, trazer o aluno que está fora da escola, como é o caso que tivemos aqui de alunos que tinham se afastado e por conta do interclasse, pediram para retornar. Então, é uma temática que a escola trabalha, que os alunos amam e que a gente pretende, claro, dar continuidade sempre”, destacou.

“Nós da equipe gestora queremos agradecer primeiramente ao prefeito, porque sem ele a escola não faria este evento, e claro, a família Padre Cicero que se dedicam muito para oferecer o melhor a comunidade escolar, o secretário de Educação juntamente com toda a equipe da Secretaria que são presentes, participam e nos apoiam”, agradeceu a diretora.

O secretário de Educação, Luiz Antônio, relembra o tempo de pandemia, onde os alunos ficaram mais afastados das escolas e fala sobre o interclasse como uma maneira de trazer a comunidade escolar pra dentro de sala de aula.

“Vamos realizar esses interclasse em todas as escolas, hoje estamos realizando aqui na escola Padre Cicero Romão Batista. Enquanto educação ficamos muito feliz em estar proporcionando esse momento, onde vemos a comunidade vindo prestigiar seus filhos, os professores prestigiando seus alunos, colegas de outras escolas também estão vindo prestigiar. A educação vai muito além de sala de aula. Não só no esporte, mas estamos investindo em projetos voltados para o meio ambiente, lazer, ciência e astronomia. Então a gente viu através do esporte essa oportunidade, essa porta para trazer cada vez mais a comunidade escolar para dentro de sala de aula. Esse laço foi muito perdido durante esse período pandêmico, aulas remotas e muito pouco contato com os alunos. Parabenizar os alunos, a equipe gestora das escolas e também ao prefeito por estar nos dando condições de desenvolver esse projeto de interclasse”, disse o secretário.

A aluna Isadora Gabriela do 7º ano, que emocionou a todos cantando a capela do hino nacional na abertura, avaliou o evento.

“Eu acho que é muito importante a prefeitura promover esse tipo de evento para incentivar a prática esportiva, é importante no fator cultural e essas competições são muito legais e também é um incentivo para os jovens se livrarem das drogas, pois traz entretenimento e diversão”, diz a aluna.

A primeira-dama, Josefina Policarpo, também falou da preocupação do governo municipal em promover o interclasse escolar.

Publicidade

“Desde o início do nosso governo temos tido esse olhar sobre a educação e o esporte. Vemos no esporte uma maneira de oferecer aos nossos jovens lazer e ao mesmo tempo tirar eles da ociosidade em que vivem. Esporte é vida. É saúde”, falou a primeira-dama.

Os jogos foram bastante prestigiados, dentre outros, estiveram presentes, o prefeito Dr. Djalma; a primeira-dama, Josefina Policarpo; o secretário de Educação, Luiz Antônio; a coordenadora das escolas municipais, professora Luana Fernandes; a professora Josefa Edneide; a diretora Josefa Ilza e a coordenadora da unidade escolar Padre Cicero, Andréia Ilza.

Os jogos iniciaram na manhã desta terça-feira (22), e prosseguirão durante a tarde e noite, onde os participantes serão os alunos do EJA. Os jogos foram divididos em dois seguimentos, sendo o grupo 1 composto pelos alunos do turno manhã e o grupo 2 composto pelos alunos do turno tarde. As premiações serão por meio de troféus e medalhas.

Veja fotos;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS