Connect with us

Padre Marcos

Com tema “Equidade na Educação”, Padre Marcos promove Jornada Pedagógica

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria de Municipal de Educação, abriu nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, o ano letivo de 2024 na Rede Municipal de Ensino, com a Jornada Pedagógica.

A Jornada, com o objetivo de garantir o acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade, provendo assim oportunidades de aprendizagem ao logo da vida para todos, aborda sobre o “Equidade na Educação – Garantia de aprendizagem e respeito às diversidades”.

O evento aconteceu na quadra Antônio Vito de Macedo, reunindo cerca de 200 pessoas, dentre professores, gestores escolares, auxiliares de serviços gerais, vigias, monitores e autoridades do município.

Também estiveram presentes, o vice-prefeito, Valdo Benedito, o secretário de Educação, Eraldo Gomes, a engenheira civil, Williane Kelly, os vereadores Iranildo (presidente da Câmara), Neli, Antônio Chiquinho, Bonifácio, Irmão Helton e Sorriso, além da supervisora de ensino e mobilizadora do NUCA, Ana Meire Macedo, a articuladora do Selo Unicef, Gorete Leal, a técnica da Secretaria de Educação, Lucilene Dias, dentre outros.

Após a entoação do hino municipal, foi realizada uma apresentação do grupo de estudantes da rede municipal, que fazem parte do projeto Flauta-Doce, coordenado pelo maestro Emanoel Vinícius.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, iniciou seu discurso com agradecimentos. Ele agradeceu pelo trabalho de parceria com todas categorias que compõem toda a Rede Municipal de Ensino, as autoridades presentes, e ao prefeito Valdinar, que segundo o gestor, apoia a pasta em todas as ações, tornando possível a caminhada em busca de uma educação de qualidade e resultado.

Para Eraldo, a Jornada Pedagógica, um momento de reflexão e interação entre as equipes que fazem a educação, é extremamente importante e necessária para possam juntos iniciarem o ano letivo de 2024 com fé, força e coragem.

O gestor da pasta, também, manifestou o desejo de que seja um ano abençoado para todos e que Deus dê sabedoria a cada um, para juntos cumprirem a missão de ensinar. “Que juntos possamos cumprir a nossa missão de oferecer um ensino de qualidade onde nossos alunos possam usufruir plenamente do direito ao acesso, participação, aprendizagem, desenvolvimento integral, progressão e conclusão da jornada escolar na idade adequada para todos, sem exceção”, destacou.

Eraldo, ainda falou com satisfação, sobre os resultados positivos alcançados pela educação municipal. “Estou muito feliz pelos avanços que nossa educação tem conquistado nos últimos anos, e sei que estes resultados é fruto do trabalho feito com amor e reponsabilidade por cada um de vocês”, pontou o secretário, afirmando que os desafios são grandes, mas que estarão sempre buscando novas possibilidades.

A palestra magna, foi ministrada pela contadora e master coach Lana Portella, que abordou a temática “Equidade pelo olhar da individualidade”, tratando sobre quatro perfis comportamentais.

“Estamos trabalhando a equidade, que remete tratar as pessoas iguais e, para tratar as pessoas iguais, é preciso conhecê-las, entender quais são as características, os sonhos, o perfil comportamental, compreender o todo e o individual, com um olhar no autoconhecimento, na busca primeira, do meu eu, ou seja, o professor se conhecer, seu perfil, valores, crenças, para depois ampliar isso para o aluno. Então é um momento de descoberta, de consciência, de abrir horizontes, porque a educação não é só matemática e português, a educação são oitos tipos de inteligências, são perfis comportamentais, é olhar para o mesmo objetivo de forma diferente, pois uma vez que se enxerga, amplia seus horizontes, conseguindo focar muito melhor e entregar o seu máximo para um maior número de alunos, porque vai passar a olhar pelo diferencial de cada um”, afirmou.

No período da tarde, o professor Frâncio Charlidon Sobreira, ministrou uma oficina sobre “Avaliação formativa e equidade na sala de aula”, promovendo reflexões sobre metodologias ativas no ensino da matemática, planejamento com foco nos resultados e reflexão sobre os resultados da Saepi.

Além do trabalho de planejamento e formação com os educadores, a gestão do prefeito Valdinar Silva, tem investido, também, na melhoria da infraestrutura de todas as escolas, visando acolher bem aos profissionais e alunos na volta às aulas.

As escolas José Jubilino de Macedo, no povoado Canto Alegre, e Davi Severiano, situada no povoado Riacho do Padre, são as unidades que estão recebendo as maiores intervenções. Ambas as unidades de ensino, passam a funcionar com a Educação em Tempo Integral.

A Jornada continua nesta sexta-feira(16), com uma formação ministrada pela nutricionista Elane Sousa, para os manipuladores de alimento.

As aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de Padre Marcos estão previstas para iniciar no dia 26 de fevereiro, quando os 1.500 alunos matriculados e toda a comunidade escolar retornarão às atividades nas nove unidades de ensino do município.

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS