Connect with us

Padre Marcos

Prefeitura de Padre Marcos realiza audiência pública e faz balanço de 2023; ‘Foi um ano produtivo’, avalia prefeito

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos promoveu, na manhã desta quinta-feira, no Auditório George de Moura, uma audiência pública de prestação de contas referente ao ano de 2023, em cumprimento ao que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com a assessora contábil do município, Lana Portella, na audiência, foram apresentados o Relatório resumido da execução orçamentária e relatório de gestão fiscal da LRF referente ao segundo semestre de 2023; a prestação de contas do segundo e terceiro quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde, também referente ao ano passado; e o relatório de gestão consolidado do Poder Executivo Municipal.

“A gestão apresentou para a população o que foi previsto de receita, o que foi executado de despesas e, principalmente, as ações realizadas em 2023, que todas as Secretarias fizeram a partir da união de forças de todos que fazem a gestão, em prol de um objetivo maior, fazer o mais pela população de Padre Marcos.”, disse.”, disse Lana.

A palestrante enfatizou que o município cumpriu com todos os limites constitucionais previstos, inclusive, ultrapassando os limites mínimos de gastos com a saúde e educação.

Em um ato de transparência pública, as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde apresentaram, individualmente, os relatórios com todas as conquistas e ações realizadas em 2023.

A engenheira civil Wiliane Kelly conduziu a apresentação conjunta do relatório da gestão, englobando a Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais, como Administração, Agricultura, Cultura, Esportes e Meio Ambiente.

Na audiência, os participantes puderam constatar o quanto o município avançou em 2023.

Publicidade

Ao final, após a apresentação de todos os dados, o prefeito José Valdinar da Silva fez uma avaliação positiva da audiência. Segundo o gestor, foi um momento importante por cumprir o que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas, também, por promover uma retrospectiva do ano de 2023.

“A gente fica alegre e feliz em ver melhoramos em todas as áreas e o quanto que Padre Marcos avançou em 2023. Satisfeito em saber que as ações, obras e serviços da gestão chegando àqueles que mais precisam, indo ao encontro dos anseios do povo.”, afirmou Valdinar, destacando a união das Secretarias no desenvolvimento das ações.

Em entrevista, o gestor salientou que 2024 será outro ano marcado por muitas conquistas para o município. Dando ênfase a obras, Valdinar afirmou que hoje, o município de Padre Marcos está um verdadeiro canteiro de obras.

“Nós temos mais de sete obras em andamento, como a construção da passagem molhada no Rio Boa Esperança, no valor de 600 mil; 30 mil metros de pavimentação asfáltica, contemplando diversas ruas e avenidas; a reforma do Estádio Municipal, onde vamos colocar grama sintética e iluminação; a construção da Praça da Bíblia na principal avenida da cidade; as reformas e ampliações de escolas municipais. A Escola Davi Severiano, no Riacho do Padre, saiu de quatro para oito salas de aula; no Canto Alegre estamos reformando, colocando cobertura do pátio, três novas salas. Vamos começar mais 8 mil metros de calçamento, construir praças nas localidades Beira Rio e Cararíbas, uma passagem molhada no Jatobá.”, listou o prefeito.   

Dentre outros, estiveram presentes na audiência o prefeito Valdinar Silva, o vice-prefeito Valdo Benedito, o presidente da Câmara Municipal, Iranildo Francisco, e os vereadores Manoel Francisco (Neli), professor Bonifácio Dias e o irmão Helton João; os secretários municipais Thuanny Mikaela (de Administração), Orlândio Carvalho (de Finanças), Maria Lúcia (de Saúde), Linara Benedito (de Cultura), Maria Lucicleide (de Assistência Social), Soênio Ribeiro (de Esportes), Leomir Bonival (de Meio Ambiente), Erismar Carvalho (de Transportes); a engenheira civil Williane Kelly; a coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Janaina Alencar; os advogados Felipe Rocha, Naiandra Nascimento e Lorena Macedo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS