Connect with us

Padre Marcos

Secretarias e escolas de Padre Marcos desenvolvem projeto e conscientiza sobre a preservação da água

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, em parceria com escolas da Rede Municipal, desenvolveram o projeto “Preservar água é valorizar a vida”.   

O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Davi Severiano de Carvalho e na Creche e Pré-Escola Tia Marinor, visando promover a conscientização sobre as práticas para a preservação da água, destacando sua importância vital para a vida e o meio ambiente.  

No decorrer da realização do projeto, foram desenvolvidas diversas atividades específicas envolvendo toda a comunidade escolar com o objetivo de promover o engajamento na causa da preservação da água.  

As ações aconteceram no período de 18 à 22 de março, quando foram executadas as atividades com a colaboração e participação ativa de gestores, professores, alunos e comunidade em geral.  

As ações tiveram início dia 18 de março, com uma roda de conversa. Nesta etapa, foi discutido o ciclo da água e sua importância para o planeta. Após a discussão, os alunos participaram de atividades, expressando suas ideias e sentimentos sobre a água de forma criativa.  

Já no dia 19 de março, foi realizado um quiz sobre a importância da água, testando o conhecimento dos alunos envolvidos sobre o tema. Em seguida, os alunos do 4° ano foram convidados a escrever textos reflexivos sobre a importância da água, incentivando a expressão escrita e o pensamento crítico. 

 Nas atividades da quarta-feira, 20 de março, os alunos das turmas do 5º ano, realizaram uma pesquisa de campo para investigar a relação entre o uso da água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  

Os resultados dessa pesquisa foram utilizados para identificar práticas de uso da água que contribuem para o aumento dos focos de reprodução do mosquito e orientar atos de prevenção.  

Na quarta etapa do projeto, foi realizada uma contação de história ilustrativa protagonizada pela personagem “Gotinha Salpico”, que representava uma gota de água, além disso, foi produzido plaquinhas educativas com mensagens sobre a importância da água como também atividades de produção de poesias sobre o tema.  

Na culminância, última fase do projeto, foram apresentados os resultados e experiências desenvolvidas ao longo da semana, onde houve apresentações artísticas, exposições de trabalhos, experiências com água, demonstrações de práticas sustentáveis sobre a importância da preservação da água, coreografias, exposições de cartazes entre outros.  

Publicidade

O projeto “Preservar a água é valorizar a vida” alcançou êxito, uma vez que envolveu toda a comunidade na causa da preservação da água, promovendo a conscientização sobre sua importância.  

As atividades desenvolvidas ao longo do projeto, também, contribuíram para sensibilizar todos os envolvidos, estimulando a adotar práticas sustentáveis em relação ao uso da água.  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS