Connect with us

DESTAQUES

PATOS | 1ª Feira da Agricultura Familiar é realizada no povoado Cajueiro e mostra potencial produtivo

Publicado

em

Teve início nesta sexta-feira, 22 de março, sediada no povoado Cajueiro, situada na zona rural do município de Patos do Piauí, a I Feira da Agricultura Familiar- FAFAPP.

O evento é promovido pelo Instituto Flor do Cajueiro e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, gestão do prefeito Joaquim Neto e vice Luiz Evaristo de Sousa, o Luizinho.

O evento tem como foco principal fortalecer a agricultura familiar e incentivar a diversificação da produção rural, contribuindo para o desenvolvimento local e fortalecendo a cooperação entre os agricultores, consumidores, instituições e poder público, buscando a valorização do produtor e da produção agrícola local.

O evento que segue até este sábado(23), proporciona aos produtores rurais do município de Patos do Piauí a oportunidade de mostrar a diversidade e o potencial de produção do município.  

Para o evento uma grande estrutura foi montada no centro do povoado. Nos stands, os agricultores expõem seu potencial produtivo, com uma variedade de hortaliças, frutas, mel, peixes, milho, feijão, abóbora, bolos, além do artesanato, que estão sendo comercializados.

A abertura oficial da Feira da Agricultura Familiar aconteceu pela manhã e contou com as presenças de autoridades municipais, como o prefeito Joaquim Neto, o vice-prefeito Luiz Evaristo, o Luizinho, que é o anfitrião do evento, a presidente do Instituto Flor de Cajueiro, Manuela Sousa.

O evento também contou com as presenças, do coordenador da FAFAPP, Hélio Araújo, da secretária de Educação, Sueli Carvalho, do secretário da Juventude de Jacobina, Chico Abreu, a equipe da Secretaria de Agricultura de Patos, representantes do Senar, do Banco do Nordeste e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O prefeito Joaquim Neto, enalteceu o evento. “Esse é um evento muito importante, estão sendo comercializados aqui produtos da terra, o feijão, o milho, o maxixe, a mandioca, a manteiga. Enfim uma variedades de produtos evidenciando a nossa agricultura familiar, além disso, gera emprego e renda para nosso povoado Cajueiro. Então é uma grande iniciativa, uma grandiosa festa da agricultura familiar que representa vida, subsistência, que leva o alimento para as mesas das famílias”, disse.

O gestor agradeceu ao vice-prefeito Luizinho, a presidente do instituto Manuela, a toda comissão organizadora pela parceria e contribuição na realização do evento.

O vice-prefeito Luiz Evaristo, o Luizinho, idealizador do evento, expressou o sentimento de alegria pela realização da Feira, destacando que a mesma fomenta ações de incentivo à produção rural.

“É uma alegria para mim e para nossos agricultores, a realização desse evento, fruto de dedicação e organização, pois participamos do edital do Ministério da Agricultura e tivemos a segunda melhor nota e assim conseguimos realizar a Feira aqui no nosso lugar, trazendo geração de emprego e renda, além de mostrar, incentivar e fortalecer a nossa agricultura familiar”, afirmou.

Logo após a abertura, as autoridades visitaram os stands de exposição dos produtores, conversaram com agricultores e evidenciaram as riquezas e potencialidades oriundas da agricultura familiar do município.

Dentre os expositores da feira, está a senhora Maria das Graças dos Santos, que reside no povoado e vende na feira peças de artesanato. Ela elogiou a iniciativa de estarem realizando o evento, citando como um espaço que auxiliar para mostrar e vender as peças de artesanato, que ela mesma faz.

No período da tarde, foram ofertadas gratuitamente pelo Instituto Flor de Cajueiro, oficinas sobre apicultura. A primeira oficina teve como temática “Apicultura: mercado promissor no semiárido brasileiro”, conduzido pela agrônoma Catiana Vieira.

A outra oficina, abordou sobre o tema “Economia solidária: a perspectiva do associativismo e do cooperativismo para o desenvolvimento social nas políticas públicas”, ministrada pela instrutora Claudia Lima.

Na conclusão das oficinas, foram entregues aos participantes pelas autoridades, os certificados.

O primeiro dia da FAFAPP, encerrou a noite, com apresentações de artistas locais.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS