Connect with us

Patos do Piauí

Promotora de Justiça visita CRAS de Patos e acompanha instalação da Sala de Escuta Especializada

Publicado

em

Para acompanhar de perto o trabalho de Escuta Especializada, representantes do Ministério Público visitaram nesta quarta-feira, 24 de maio, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, do município de Patos do Piauí.

A visita técnica foi realizada pela Promotora de Justiça de Jaicós, Dra. Karine Araruna Xavier, e as assessoras de promotoria, Neidiane Martins e Brena Pinheiro, que conheceram o serviço ofertado pelo município.

A visita foi acompanhada pela equipe que presta serviço de forma integrada no CRAS de Patos do Piauí, a secretária de Assistência Social, Franciana Carvalho, a coordenadora do CRAS, Francisca Silva, a psicóloga Giovanna Cronemberg e os conselheiros tutelares.

A secretária de Assistência Social, Franciana Carvalho, informou que a visita da Promotora de Justiça teve por objetivo, acompanhar a implantação da Sala de Escuta Especializada no município.

A gestora da pasta explicou, que a Escuta Especializada é um procedimento realizado pelos profissionais que atuam na rede de proteção do município. “É um espaço que acolhe a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados”, disse.

Segundo Franciana, a Sala caracteriza-se por ser uma relação de cuidado, acolhedora, e não invasiva, para qual se requer a disposição de escutar, respeitando-se o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento do desenvolvimento e, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimazação ou violência institucional.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS