Connect with us

DESTAQUES

Segundo dia da FAFAPP valoriza produtos locais e regionais e movimenta o povoado Cajueiro em Patos do Piauí

Publicado

em

A riqueza da diversidade da agricultura familiar, representada por empreendimentos de alimentos e artesanatos locais e regionais, além de oficinas, distribuição de mudas, cozinha show e festa, marcaram o segundo e último dia da Feira da Agricultura Familiar- FAFAPP, realizada no povoado Cajueiro, interior de Patos do Piauí.  

Clique e veja as fotos da feira!

A 1ª Feira da Agricultura Familiar do povoado Cajueiro, que teve início na sexta-feira, 22 de março, e seguiu até o sábado (23), é uma realização do Instituto Flor do Cajueiro e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, gestão do prefeito Joaquim Neto e do vice Luiz Evaristo de Sousa, o Luizinho. 

O evento, através da feira oportunizou quase 40 produtores expor e comercializar seus produtos, ajudando a dar visibilidade a produtos cultivados em pequenas propriedades e aos agricultores familiares do município.  
 

Além dos produtores do município de Patos, a feira contou com a participação de produtores de Vera Mendes e de Bela Vista do Piauí. Associações de Padre Marcos também prestigiaram a FAFAPP. 

Na feira, uma variedade de produtos como hortaliças – verduras, legumes, frutas, pescado, artesanato, mel, bebidas de caju, bolos, salgados, várias mudas de árvores frutíferas, dentre outros.  

Além de impulsionar e valorizar a comercialização e produção da agricultura familiar, a FAFAPP, também promoveu o acesso a informações por meio de uma programação técnica, com a realização de duas oficinas, ampliando o conhecimento dos agricultores.

As oficinas foram ministradas sobre as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura e cajucultura. Foram promovidas as oficinas “Ovinocaprinocultura: canais de comercialização no território do Vale do Itaim”; e a “Cajucultura: implantação de pomar”, oportunidade em que foram sorteadas mil mudas de caju para os produtores participantes da feira.  

A cultura local, também foi evidenciada no evento, além da apresentação de vários artistas locais, também apresentação de repente com Clesinho Aboiador e Marlon Costa.

No início da noite, outro espaço que viabilizou a difusão da produção da agricultura familiar foi a Cozinha Show, com a degustação de pratos com comidas típicas, onde a chefe de cozinha Verônica Lima, demonstrou um cardápio variado, com alimentos feitos com os produtos produzidos pela a agricultura familiar do município.

Clique e veja as fotos da festa!

A Feira da Agricultura Familiar encerrou em grande estilo, com shows de artistas locais, além da apresentação de Alvino Luz e o cantor Amado Edilson, atraindo um grande público para o povoado Cajueiro, geograficamente o maior do Piauí, situado a 15 km da cidade de Patos do Piauí.

Antes do show do cantor Amado Edilson, as autoridades subiram ao palco, quando o prefeito Joaquim Neto, o vice Luizinho, o deputado Evaldo Gomes, e o representante do Ministério da Cultura, Marcos Oliveira, ladeados de figuras da política local e regional, cumprimentaram o público presente, enfatizaram a importância do evento, expressando a satisfação pelo sucesso da FAFAPP.  

O evento foi prestigiado por várias autoridades, tanto do município, com de cidades vizinhas. Estiveram presentes, o prefeito Joaquim Neto, a primeira-dama Auzeni Costa, o vice-prefeito Luiz Evaristo, o Luizinho, a presidente do Instituto Flor de Cajueiro, Manuela Sousa, o deputado Evaldo Gomes, os representantes do Mapa, Marcos Oliveira e Jailton, os vereadores Marlon Costa (presidente da Câmara), Sarrika, Wilson, Tonhão, Taninha, Cornélio, Chico Oseas, o coordenador geral do evento, Hélio Araújo, a secretária de Educação Sueli Carvalho, além dos membros da comissão organizadora. 

Também estiveram presentes os prefeitos Gederlânio Oliveira, o GD, o vice Vanderlei Carvalho, e vereadores (de Jacobina), o Novim e a primeira-dama Ester (de Francisco Macedo), Milton Rodrigues (de Floresta do Piauí), o prefeito Mirim (de Conceição do Canindé) a primeira-dama, Domingas Edna (de Vera Mendes), dentre outros.  

 Em entrevista, o prefeito Joaquim Neto, que participou dos dois dias de evento, avaliou positivamente a FAFAPP. “O saldo é positivo, um grande evento e muito importante para os agricultores, que propiciou oportunidades de comercialização de produtos, e acima de tudo adquirir conhecimentos e troca de experiências, para que possam melhorar e ampliar as práticas em suas propriedades. O evento, também, movimentou o povoado, gerando renda para as famílias aquecendo o comércio local. Então é uma grande alegria para nossa gestão, puder colaborar com essa iniciativa, e aqui parabenizar o vice-prefeito Luizinho, o Mapa e toda a equipe do Instituto Flor de Cajueiro, que venham outras edições da feira e contem com nosso apoio”, disse o gestor.  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_7126-1.jpg

O vice-prefeito Luizinho, falou sobre o sucesso do evento. “Trabalhamos muito para realizar essa feira e assim garantir a valorização do produtor e da produção agrícola local. O evento mostrou quão rica e diversificada é nossa agricultura familiar, além de apoiar e valorizar os agricultores e incentivar para novas práticas que possam melhorar a sua produção. Então o resultado foi bastante positivo e nosso desejo é fazer muito mais”, destacou.  

Luizinho também falou sobre o sentimento de realizar o evento em sua terra. “Através do Instituto Flor de Cajueiro, a gente já fez eventos como esse, em outras cidades e estados, e eu tinha o desejo de realizar aqui no Cajueiro. Então estou muito feliz por conseguimos estar concretizando. Minha gratidão a todos que abraçaram essa iniciativa e contribuíram para a realização desse projeto”, disse.  

Por fim, Luizinho citou e agradeceu a cada colaborador na realização da feira e disse estar otimista quanto a segunda edição. “Vamos trabalhar para realizar a segunda edição da FAFAPP”, afirmou. 

O deputado Estadual Evaldo Gomes, destacou que a feira gera renda e oportunidades para pessoas. “Feliz em retornar à cidade de Patos e participar desse grande e organizado evento, que conseguiu atrair muitas pessoas do município e cidades vizinhas, isso gera renda e oportunidades para pessoas e aquece a economia local”, afirmou.  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_7255-1.jpg

O deputado ainda garantiu seu apoio para a realização da feira no próximo ano. “Torço pelo êxito dessa 1ª FAFAPP e pela continuação dela, quero dar minha colaboração e contribuição ano que vem, para que possa ser realizada a segunda edição. Então é um momento importante para o fortalecimento dos agricultores familiares e para a cidade ser uma referência em eventos dessa natureza”, pontuou.  

Evaldo ainda reafirmou sua parceria com a cidade de Patos, quando citou que pretende possibilitar ainda esse ano, dois projetos para o município na área de qualificação do esporte.  

O representante do Mapa, Marcos Oliveira, disse que a feira é importante para o fortalecimento da agricultura local. “É com muita alegria que nós do Ministério acompanhamos esse evento, e aqui a gente percebe a importância dele para comunidade, a unidade entre elas, a qualidade dos produtos expostos, mostrando como um evento desse é importante para o fortalecimento da agricultura local, onde a gente ver a troca de conhecimento e experiências entre os agricultores sobre seus produtos, presenciando o progresso que está acontecendo na comunidade com essa feira”, explicou Marcos, que ainda agradeceu a organização do evento pela acolhida.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS