Connect with us

HISTÓRIAS DA NOSSA GENTE

15 anos na música e mais de 50 composições: conheça um pouco da trajetória do artista Andrews Robson

Publicado

em

Andrews Robson, natural de Caruaru Pernambuco, mas residente na cidade de Picos. Ele chegou a cursar Turismo, Medicina Veterinária, formou-se em Administração, mas foi na arte que encontrou sua verdadeira vocação.

O pernambucano é cantor, compositor, humorista e já possui uma trajetória de 15 anos na música. “Abandonei a profissão, praticamente nem cheguei a trabalhar por conta da música. Adentrei ao mundo cultural, me apaixonei e daí pra cá vivo exclusivamente da música” diz ele.

Andrews esteve em Jaicós recentemente para uma apresentação no Centro de Ensino Integral (CETI) Anísio de Abreu, a convite do professor Edimilson Gonçalves da Silva Júnior, com quem ele trabalhou na música.

Na oportunidade da visita a Jaicós, ele contou um pouco da sua história ao portal Cidades Na Net. “Sempre estou no meu Piauí. Jaicós faz parte de mim, conheço muita gente aqui, já cantei várias vezes em Jaicós e cidades adjacentes e aqui me sinto muito em casa. Minha mãe, quando eu era pequeno, gostava de fazer o “Show da riso”, aí começava a entrevistar os filhos e perguntava “você quer cantar o que ?”. E eu não cantava música infantil, mas já cantava Ney Matogrosso, Luiz Gonzaga, meu repertório já era diferenciado com três anos de idade. ” destacou ele.

Andrews lembra que quando escolheu a música, enfrentou desafios. “Eu sou o primeiro músico da família. Sofri muito preconceito. Hoje em dia todo mundo é artista, mas na minha época não. Sofri preconceito, principalmente em casa mesmo, do meu pai, porque eu deixava a desejar as vezes nos estudos, mesmo tendo tantas formações. Meu pai ‘se intrigou de mim’, disse que na música eu me envolveria com droga, homossexualismo. Quando estourei com o Bonde Bem Estacionado, comecei a ganhar muito dinheiro, foi aí que ele se empolgou”.

Seu talento, sempre foi notado. “Não tive oportunidade de fazer escola de música, nem nada. Quando eu cursava veterinária na federal, eu ia para o shopping e tinha uma bandinha pé de serra lá, e os meninos me viam cantando enquanto tava lá fazendo cirurgia, aí diziam “Andrews tu canta muito bem, vai cantar ali na banda”. E aí depois de tomar umas duas eu ia cantar e as vezes fazia até mais sucesso que o próprio cantor. Aí o pessoal ficava insistindo ‘você tem entrar nisso’, aí eu entrei e está dando certo. Com altos e baixos, mas está dando certo”.

Andrews reproduz a voz de cerca de 20 personagens, como Alceu Valença, Raul Seixas, Sérgio Reis, Edson Gomes. Em um de seus principais projetos, ele representa o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, trabalho que ele iniciou no centenário do artista, em 2012.

Publicidade

“No centenário de Luiz Gonzaga, 2012, eu gravei um trabalho em Salvador, na Bahia, e gravei também um clipe com Sirano e Sirino e Dominguinhos. Tive essa honra de gravar uma composição de Antônio Barros e Cecéu, que eram compositores de Luiz Gonzaga e me deram essa música dos 50 anos de Sirano e 100 anos do Gonzagão. Foi um sucesso, fiz um turnê com eles por todo o Nordeste e foi isso que me incentivou a ficar com Luiz Gonzaga até hoje”.

Em sua trajetória, ele vivenciou um momento positivo na capital pernambucana, fez sucesso, e de lá, buscou também outras oportunidades. “Eu sai de Recife e fui morar em Teresina onde trabalhei com João Claudio Moreno, quando ele ainda era vereador. Depois de 2 anos trabalhando com ele eu disse ‘João, acho que preciso crescer um pouco mais, e ele disse vai embora, você está preparado’. Então, eu fui para o Rio de Janeiro. Passei 6 meses lá, mas não me dei bem com a agitação do Rio, eu era novo, inexperiente, 23 anos, não foi fácil para mim. Então eu retornei e montei uma banda chamada “Bonde Bem Estacionado”, com o Ed Júnior. Fizemos sucesso e tocamos em mais de 50 cidades aqui da região”.

Uma das músicas que foi sucesso do Bonde Bem Estacionado, foi a “Mais cerveja pra cabeça”, que foi cantada por diversos artistas, como Xand Avião, Wesley Safadão, que na época integrava a banda Garota Safada.

“O bonde marcou minha trajetória porque foi um desafio pra mim. Eu cantava muito MPB, aquela coisa mais POP do Rio de Janeiro, inclusive cheguei a gravar um CD com Trepidant’s, que era uma banda de muito sucesso na época. Foi um trabalho que marcou muito e depois o bonde, porque sai de cantar MPB para fazer pisadinha, foi algo assim inédito. E eu confesso que eu não queria, mas o Edimilson (Ed Júnior), fazia uma música tão gostosa, com tão pouco duplo sentido, que valeu a pena. Conquistamos várias cidades no Piauí, toquei no Ceará, na Bahia, fizemos shows no Pelourinho com o Gerônimo do Axé”.

Para ele, o trabalho realizado em solo piauiense, foi marcante. “A trajetória no Piauí foi uma peça fundamental para mim, através do João Claudio Moreno e outros grandes artistas que cantei aqui, como Frank Aguiar, Francis Lopes, Nirvardo Paz, que é um excelente compositor aqui de Itainópolis. Estive na gravação do DVD dele em Goiânia, fui bem recebido. Essa trajetória é muito emocionante para mim. Digamos que se eu desistisse hoje, o que não vai acontecer, vou persistir até o fim, eu já me sinto vitorioso por ter essa gama de amigos e parceiros musicais”.

Atualmente, ele tem representado o Rei do Baião e planeja os próximos passos. “Agora estou levando o projeto do Gonzagão, e pretendo a partir de agora, se arranjar uma produtora, porque não é fácil, começar a lançar minhas próprias músicas novamente. Agora eu quero mostrar mais ainda o Andrews Robson. Por enquanto quero aproveitar essa fase, principalmente agora que está chegando o São João, pra fazer o forró autêntico, principalmente de uma forma mais agitada, que é o piseiro. Sempre faço o show do projeto do Gonzagão a caráter, com o gibão, e relembrando os maiores sucessos dele. O meu show costumo dizer que faço para emocionar, para a pessoa chorar e sorrir e sair com a alma bem leve”.

Publicidade

Andrews tem cerca de 50 composições registradas na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, além de composições em parceria, registradas por outros compositores.

“São 15 anos de carreira, por mais que a gente não tenha o sucesso, não tenha ganho muito dinheiro, ficou um legado. São 15 estados que eu andei, deixei muita amizade, e chegar até São Paulo, Rio de Janeiro, por mais que a gente chegue por baixo, como eu costumo dizer ‘uma matuto ali de Caruaru, que estudava aqui em Picos’ chegar onde eu cheguei, cantar com Dominguinhos, Sirano e Sirino, e hoje meu nome estar no forró, eu já sou um vencedor”.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Ele diz que segue investindo e buscando parcerias. “Pretendo agora colocar uma nova roupagem, o Andrews Robson, o meu eu sertanejo. Meu estilo é o pop sertanejo, forronejo romântico, uma pegada mais calma, com voz suave, essa é minha meta. E preciso de parceiros para isso. Tenho viajado bastante, já estive em São Paulo conversando com o ex-ministro da cultura, em Fortaleza com artistas, em Salvador fechando parcerias, em Alagoas. Estou plantando, não sei se Deus vai fazer chover, mas se fizer, e brotar, com certeza sei que o público vai absorver, porque mesmo com as dificuldades, os altos e baixos, eu vivo de música, graças a Deus o povo gosta de mim. Tudo é com muito suor, é com o povão”.

Andrews disse que trabalha principalmente com parcerias com prefeituras e grandes clubes. Os interessados em contratar o show do artista pode entrar em contato através do instagram ou no número (89) 9 9402-4458.

“Nesses eventos realizados em escolas não costumo cobrar, apenas peço que sejam responsáveis pelo meu deslocamento. Você vai me buscar em casa e me deixa em casa e pronto, levo meu gibão e faço. Porque são crianças e adolescentes que estão em formação e me sinto na obrigação de como artistas, levar um trabalho intelecto sócio cultural para essas crianças, para elas verem que a música não é só ‘pornofonia’, ostentação. Levo uma música mais pura, por isso que faço Luiz Gonzaga. Quero levar cultura para as crianças e adolescentes, e sempre sou bem recebido” disse o artista.

Por fim, ele agradeceu. “Gostaria de agradecer a oportunidade do Portal Cidades Na Net, que eu acompanho. Tenho um grande apreço por Jaicós, a Terra do Galo. Quero mandar um abraço para um louco daqui, o Dr. Solon, que leva muito essa questão da cultura. Não posso deixar de enaltecer e mandar um abraço para ele, também para o James Cardoso, Lamarck e toda essa turma. Amo o Piauí e com certeza guardo no coração cada um de vocês. Ah, e por favor, não me sigam, me persigam lá no instagram (riso), no you tube, deixa aquele like, comenta, se não gostar ‘esculhanba’, mas deixa sua marca lá, porque não custa nada, e é uma forma de você ajudar o artista” concluiu.

Publicidade

Acompanhe o trabalho de Andrews no Instagram: https://instagram.com/andrewsrobson_?igshid=YmMyMTA2M2Y=


Facebook

MAIS ACESSADAS