Connect with us

Campo Grande do PI

Prefeitos defendem a criação de nova Associação de Municípios para fortalecer a região de Picos

Publicado

em

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou, na manhã desta quinta-feira, 25, em Picos, uma reunião com prefeitos e representantes de municípios do Território do Vale do Guaribas.

O evento foi conduzido pelos prefeitos Toninho, de Caridade, e Admaelton Bezerra, de São José do Piauí, respectivamente, presidente e 2º vice-presidente da APPM.

No encontro, os gestores discutiram o fortalecimento do municipalismo na região de Picos, que dentro do Mapa dos Territórios de Desenvolvimento do Governo do Estado, é formado por 23 municípios.

O prefeito Admaelton defendeu a criação de uma Associação Regional de Municípios como estratégia organizacional, a exemplo do que tem acontecido em outros Territórios. “O Vale do Guaribas é o único Território que não possui Associação para representar os seus municípios.”, pontuou.  

O gestor disse que já dialogou com o prefeito Toninho, que é presidente da Associação estadual, a APPM, e com prefeitos da região. “Todos eles têm abraçado a ideia de termos uma representação dos municípios do Vale do Guaribas. Então, nós vamos mobilizar os colegas prefeitos da região de Picos para que a gente possa novamente a Associação que represente o nosso Território.”, disse Admaelton.   

A região de Picos já teve, no passado, a AMPICOS, mas ideia seria criar uma nova Associação.

Publicidade

A APPM tem apoiado o movimento associado como estratégia de fortalecimento dos Territórios. “É muito importante que a gente possa fortalecer o Vale do Guaribas criando essa Associação para fortalecer o próprio Território, tendo uma voz mais forte e representativa. É uma iniciativa que tem todo o nosso apoio e esperamos que os prefeitos abracem e que a gente possa trabalhar juntos em prol dos municípios. É isso que a APPM vem defendendo.”, disse o prefeito Toninho.   

O presidente da APPM informou que pretende criar na Associação de Municípios do Piauí um conselho consultivo formado por presidentes de Associações Territoriais. “O Piauí é muito grande, tem diversas riquezas, mas também, problemas pontuais de cada Território, e que deve começar a ser discutido pelas Associações regionais.”

Prefeitos presentes no encontro também manifestaram apoio.

“Nós precisamos ter uma representação regional por meio de uma Associação, que somada a APPM, vai contribuir para que mais ações cheguem à essa região. Levantamos essa bandeira hoje e vamos junto com os outros prefeitos trabalhar com o presidente Toninho para criarmos uma Associação para o Vale do Guaribas.”, disse Naerton Moura, prefeito de Sussuapara.

“Nós somos uma região enorme, com uma concentração populacional muito grande, mas que não se faz ouvir nos fóruns de debate. Então, devemos nos organizar para formar a nossa Associação. As demandas são enormes, e nós, de maneira unida e organizada, teremos um poder de fala e negociação muito maior.”, disse. Dr. Tico, prefeito de Campo Grande do Piauí.

“Gostaria de reforçar essa ideia da criação da Associação do Vale do Guaribas. Esse é um assunto que nós já falamos em outras reuniões, e agora é momento de agir. Podem contar com Santana do Piauí e comigo. Vou estar junto para participar desse movimento de mobilização e organização do nosso Território.”, disse Maria José, prefeita de Santa do Piauí.

Os prefeitos Luís José, de Francisco Santos, Kelsimar Abreu, de São Luís do Piauí, o vereador Luís Carlos, presidente da Câmara de Alegrete do Piauí, e a primeira-dama de Dom Expedito Lopes, Valdiva Barbosa, também se manifestaram favoráveis à criação da Associação.

Conforme Mapa dos Territórios de Desenvolvimento do Governo do Estado, o Vale do Guaribas é formado pelos municípios de Picos, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, São José do Piauí, Dom Expedito Lopes, Paquetá, Santana do Piauí, Geminiano, Aroeiras do Itaim, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, São Julião, Fronteiras, Pio IX, Alegrete do Piauí, Bocaina, Itainópolis, Vera Mendes, Sussuapara e Santo Antônio de Lisboa.

Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS