Connect with us

Picos

Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento participa de reunião de levantamento de dados agrícolas junto ao IBGE

Publicado

em

A Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Lucilene Carvalho, participou na manhã desta quinta-feira, 29, de uma reunião com técnicos do Instituo de Geografia e Estatística (IBGE), para avaliar a safra agrícola do município picoense do ano de 2024. A intenção, segundo a gestora, é detectar possíveis perdas da safra agrícola de Picos, assim como suas implicações junto aos produtores rurais locais.

Lucilene Carvalho – Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento – Foto – Roberto Oliveira

“Essa reunião é importante diante dos dados apresentados acerca da safra agrícola do nosso município, onde são repassados de forma responsável, pelo nosso corpo de técnicos, informações necessárias no que que tange a criação de posteriores políticas públicas junto aos produtores rurais. Reconhecemos a importância desse encontro para avaliar a safra agrícola local como ferramenta de identificação de possíveis perdas”, pontua gestora.

Além dos técnicos do IBGE, a reunião também contou a equipe técnica da Secretária e Agricultura piconse, composta pelo coordenador e engenheiros agrônomos do órgão referido. Segundo o Técnico em Informação e Estatística do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  Raimundo Flávio Soares, as demandas apresentadas serão levadas ao conhecimento de estados e município, onde serão condensados e inseridos no sistema nacional para o devido conhecimento dos gestores.

Raimundo Flávio Soares – Técnico em Informação e Estatística do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Foto – Roberto Oliveira

“As informações colhidas são utilizadas de forma que os gestores possam utilizar como ferramentas para criação de políticas públicas, além de ser um dos balizadores do Produto Interno Bruto (PIB)”, comenta.

Relevância da reunião de levantamento de dados

Publicidade

A referida reunião de levantamento carrega em si uma relevância significativa para o desenvolvimento municipal, uma vez que coleta dados inerentes à criação de políticas públicas junto aos produtores rurais de cada região. Permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra vindoura, a qual seus necessários levantamentos são feitos nos meses de outubro, novembro e dezembro. Seu valor está relacionado ao provimento de dados eficazes face o desenvolvimento sustentável, o planejamento estratégico, além da elaboração de políticas públicas e a diversificação das atividades rurais.

Coordenador Jânio Marques e engenheiro agrônomo Felipe Lucena – Foto – Roberto Oliveira

“Essa coleta de dados é de fundamental importância junto ao instituto IBGE, uma vez que o repasse de informações produtivas de nossa região, implicará no conhecimento não somente de nossa realidade em termos de produção agrícola, mas também no esclarecimento de nossas potencialidades. E isso torna-se crucial para tomada de decisões mais assertivas junto aos nossos produtores rurais. A relevância dessa reunião transcende a simples coleta de dados, pois alimenta o processo de tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento municipal, através da análise minuciosa das informações fornecidas para o IBGE”, conclui.

A reunião de levantamento de dados da safra agrícola é realizada nos meses de fevereiro, abril, julho e outubro, culminando no mês dezembro, com uma estimativa da safra agrícola posterior. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para o Brasil, suas regiões e respectivas unidades da federação.

Veja mais imagens!

CCOM

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS