Connect with us

Picos

XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Picos

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 07 de dezembro, a Prefeitura de Picos, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu a XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O momento foi realizado no auditório da Escola Tecnica Estadual Petronio Portela (Premem).

Na oportunidade, estiveram presentes membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; a secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil; o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Pio; membros do Conselho Tutelar; o juiz da 3ª Vara da Comarca de Picos, Geneci Benevides Ribeiro; e sociedade civil.

O momento foi iniciado com o credenciamento, seguido pela formação da mesa de honra, e em seguida, apresentação cultural e leitura do regimento interno da Conferência Municipal. Após o intervalo, foi realizada a palestra “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A conferência também contou com trabalhos em grupo e elaboração de propostas por eixo, apresentação das propostas e escolha de delegados para a XII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Carmelita Araújo, o prefeito de Picos, Gil Paraibano, deu respaldo para efetivação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

“É uma realidade que as crianças e adolescentes passaram na pandemia e a gente quer elaborar políticas públicas para o pós-pandemia. Conversamos com o prefeito Gil Paraibano, que nos pediu para levar as propostas discutidas aqui para que elas fossem transformadas em políticas públicas”, afirmou.

De acordo com o juiz Geneci Benevides, o momento é importante, pois além de discutir políticas públicas, também trata sobre a implantação de novas ações.

Publicidade

“É muito importante para podermos rever as políticas implementadas, principalmente, com a pandemia, então é bom que novamente serão implementadas políticas necessárias para acolher as crianças e adolescentes, principalmente, as mais humildes que sofrem mais”, frisou.

Para o conselheiro tutelar, Jenilson Oliveira, a Conferência Municipal é um espaço de construção conjunta de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

“A Conferência é um espaço de construção conjunta, coletiva, de discussão, e participação, tanto dos entes governamentais quanto da sociedade civil, então é um espaço aberto para construção de políticas públicas, para avaliação, discussão e reformulação. O momento é muito importante para que possamos avaliar a execução das políticas públicas voltadas para o atendimento das crianças e adolescentes no município”, pontuou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS