Connect with us

Acauã

Dois novos complexos eólicos serão apresentados em Audiências Públicas em Acauã e Queimada Nova

Publicado

em

Com o objetivo de ampliar o protagonismo do Piauí no cenário da geração de energia elétrica renovável e limpa, produzida pela força dos ventos, as empresas Ventos de São César SA e Ventos de São João SA, vão apresentar, nos próximos dias 27 e 28 de julho de 2023, novos investimentos na área, com a construção de dois novos complexos de energia eólica.

Complexo Eólico Queimada Nova III

O primeiro encontro, que será realizado no dia 27 de julho, a partir das 18h, na Quadra Poliesportiva Miguel José de Sousa, na cidade de Acauã-PI, terá o objetivo de apresentar o Estudo de Impacto Ambiental Simplificado (EIA) referente à construção do Complexo Queimada Nova III, que será executado pela Ventos de São César SA.

O empreendimento será composto por 60 aerogeradores distribuídos em seis Parques Eólicos. A potência total prevista para o complexo será de 396 MegaWatts (MW). Fazem parte da Área de Influência Local as comunidades rurais de Lua Nova/Posto Fiscal (em Acauã) e Jacu (em Queimada Nova). A população das comunidades citadas receberá serviço gratuito de transporte para garantir o acesso à Audiência Pública.

A área total diretamente afetada pelo empreendimento (ADA) corresponde a 277,31 hectares, inseridos nos limites das propriedades rurais arrendadas ou em processo de arrendamento, sendo 50,21% da área no município de Queimada Nova, 41,27% em Acauã e 8,52% em Paulistana.

A Audiência Pública tem como meta expor aos interessados e populações impactadas o conteúdo do estudo ambiental, sanar dúvidas e recolher dos presentes as críticas e as sugestões sobre o estudo de viabilização do Complexo Eólico Queimada Nova III. Ela é peça fundamental para todo processo de licenciamento ambiental, tão importante que normalmente é chamada de “fase embrionária” do projeto.

Complexo Eólico Queimada Nova Leste II

A segunda Audiência Pública, para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental Simplificado (EIA) referente à construção do Complexo Eólico Queimada Nova Leste II, será realizada no dia 28 de julho, a partir das 14h, na Escola Municipal Padre Teixeira, em Queimada Nova.

Publicidade

O empreendimento será executado pela empresa Ventos de São João SA e composto por 35 aerogeradores distribuídos em 4 Parques eólicos, sendo que 03 parques compreendem 09 aerogeradores e 01 parque compreende 08 aerogeradores. A potência total prevista para o Complexo Eólico será de 147 MegaWatts (MW). 

Ao todo, 18 localidades são passíveis de sofrer interferências pela implantação do referido projeto, sendo 14 comunidades rurais, duas comunidades quilombolas e duas sedes urbanas, a saber: as sedes urbanas de Afrânio e Queimada Nova, a comunidade rural de Sítio de Campo Verde e a comunidade remanescente de quilombo (CRQ) do Sítio de Araçá, ambas localizadas em Afrânio-PE, a comunidade remanescente de quilombo (CRQ) Tanque de Cima, além das comunidades rurais de Santa Maria, Juazeiro Grande, Riacho do Meio, Lagoa do Capim, Sussuarana, Desejo, Baraúnas, Fornalha, Cainanã, Vista Grande, Volta Grande, Poço do Angico e Baixo do Barreiro, todas no Piauí.

A área total diretamente afetada pelo empreendimento (ADA), corresponde a 320,63 hectares, inseridos nos limites das propriedades rurais arrendadas ou em processo de arrendamento. No total, serão instalados 35 aerogeradores, sendo 19 em Queimada Nova, 14 em Afrânio e 02 em Acauã.

Fonte: Diário do Itaim | Foto: Herminio Nunes

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS