Connect with us

Queimada Nova

QUEIMADA NOVA | Na busca por solução para a redução do FPM, Raimundo Júlio participa de ato municipalista

Publicado

em

O prefeito de Queimada Nova, Raimundo Júlio, esteve nesta quarta-feira, 30 de agosto, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), em Teresina, juntamente com cerca de 200 gestores piauienses, em manifestação contra a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Clique e veja fotos da manifestação!

Raimundo Júlio participou da mobilização acompanhado do vereador Gilmar Macedo, presidente da Câmara Municipal e do secretário de Finanças Rodrigo Amorim.

A mobilização organizada pela Associação Piauiense de municípios (APPM), tem como finalidade chamar a atenção do Governo Federal em relação a queda nos repasses do FPM, principal fonte de recursos para a sustentação dos municípios. Além do atraso na liberação dos repasses das emendas parlamentares no semestre de 2023.

A mobilização teve início em frente à Alepi, onde os prefeitos se concentraram, e logo após, se dirigiram ao Cine Teatro, aonde se reuniram com a bancada de deputados estaduais do Piauí, discutindo medidas para solucionar a situação de crise financeira em que os municípios se encontram.

Na oportunidade, os gestores municipais apresentaram uma carta aberta com os impactos financeiros e as demandas dos municípios, que será encaminhada ao presidente Lula (PT), que estará hoje(31) em Teresina.

Segundo o prefeito de Queimada Nova, Raimundo Júlio a mobilização é importante para chamar atenção do Governo Federal na busca de auxiliar os municípios a garantir o cumprimento de seus deveres com a população.

Publicidade

“Participamos na Assembleia legislativa do Piauí juntamente com mais de 200 prefeitos dessa mobilização, em busca de solucionar as constantes quedas do FPM, e esperamos conseguir resolver a situação e, assim continuar trabalhando em prol do nosso povo”, disse.

O prefeito Toninho da Caridade, presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), explicou que a mobilização acontece devido à crise que vem se instalando nos municípios em decorrência das constantes quedas do (FPM).

“Os prefeitos estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais aos municípios, porque ao mesmo tempo, em que a gente se preocupa com a folha de pagamento, com os fornecedores, implica ainda na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os prefeitos estão preocupados, mas quem sofre com a queda nos repasses são as pessoas, a população que está lá na ponta, por que é lá no munícipio, aonde as ações de fato acontecem. Os municípios querem continuar prestando serviços de qualidade a sua população, mas infelizmente sem os recursos não é possível “, afirmou.

Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estarão reunidos com o presidente Lula hoje (31). “Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_0514-1024x682.jpg

O Piauí não é o único estado reivindicando o repasse do FPM, a mobilização aconteceu em diversos locais do Brasil e tem o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CMN).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS