Connect with us

Santana do Piauí

Gestão da Prefeita Maria José otimiza Saúde em Santana do Piauí com inovações, ampliação de serviços e atendimento humanizado

Publicado

em

A saúde é um direito constitucional e deve ser priorizada pelos governos em todos os níveis. Em Santana do Piauí, sob a gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura, esse direito está sendo garantido de maneira digna, plena e ampliada.

As unidades de saúde do município oferecem atendimento médico qualificado, com dois profissionais atuando tanto na sede urbana quanto nas comunidades rurais. Seguindo um cronograma de atendimentos, a população é assistida de forma descentralizada, eliminando as temidas “filas nas madrugadas”, que agora são coisa do passado.

Segundo dados do e-SUS Atenção Primária do Ministério da Saúde, a média mensal de atendimentos médicos no município pode chegar a 700 pessoas nas Unidades Básicas de Saúde Isaac Borges (sede) e Francisco Pereira de Brito (área rural). No último trimestre (01 de abril de 2024 a 30 de junho de 2024), 2.030 santanenses receberam atendimento médico, representando quase metade da população do município, que é de 4.642 habitantes, conforme o Censo 2020 do IBGE.

Valéria Albuquerque, coordenadora da Atenção Básica de Santana do Piauí, destacou a adesão do município ao programa Telessaúde, que oferece consultas especializadas via telemedicina.

“O município conta com uma clínica licitada que oferece consultas especializadas. Além disso, aderimos ao programa Telessaúde, permitindo acesso a consultas com diversos especialistas por telemedicina. Realizamos também eletrocardiogramas aqui na cidade, com parecer cardiológico,” explicou.

Além dos atendimentos médicos, o município oferece outros serviços gratuitos, como exames de imagem e laboratoriais, conveniados para atender a população.

Publicidade

A prefeita Maria José enfatizou o compromisso de oferecer serviços de saúde de qualidade que possam assistir a população de forma resolutiva.

“A saúde sempre foi e será prioridade no nosso governo. Está diretamente ligada à vida, e na nossa gestão, buscamos aumentar a capacidade de cobertura dos atendimentos, descentralizar serviços e reestruturar as unidades de saúde. Muitas unidades funcionavam em prédios improvisados. Lutamos, buscamos recursos, construímos uma UBS modelo na comunidade Engano dos Poréns e realizamos reformas para oferecer um atendimento mais digno,” frisou.

Maria José ainda destacou o investimento na qualificação dos profissionais de saúde.

“Nossos profissionais valorosos estão diariamente cuidando da população. Investimos na qualificação profissional, promovemos cursos e sistematizamos serviços. Hoje, a saúde santanense está em pleno funcionamento, e vamos buscar fazer ainda mais,” concluiu.

Capacitações recorrentes

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu capacitações focadas na qualificação dos servidores, incluindo motoristas de ambulâncias, agentes comunitários de saúde, equipes de enfermagem e vacinação.

Capacitação de aperfeiçoamento em feridas
Curso de urgência e emergência
Oficina de monitoramento das estratégias de vacinação e sistemas de informática

Nos sete anos e sete meses da gestão da prefeita Maria José, as ações de promoção da saúde têm se destacado, com a meta de promover uma saúde melhor para todos.

Fonte: ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS