Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

Semana do Bebê é aberta em Santo Antônio de Lisboa com foco no desenvolvimento infantil saudável

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa em parceria com as secretarias municipais, iniciou nesta segunda-feira, 20, as atividades da Semana do Bebê. Este ano a programação está sendo desenvolvida com o tema “Desafio e potencialidades para o desenvolvimento infantil saudável”.

O primeiro dia da Semana do Bebê aconteceu na sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e contou com a palestra da fisioterapeuta obstetra, Elívia Teles.

A solenidade foi conduzida pela psicóloga do CREAS, Gabriela Silva, que explicou o significado da Semana do Bebê e convocou autoridades para tomar assento na mesa de honra. No dispositivo estiveram: a secretária de Saúde e articuladora do Selo UNICEF, Kelvane Leal; a secretária de Assistência Social, Virgínia Leal; a coordenadora do Ensino Infantil, Valênia Almeida; o coordenador do Programa Criança Feliz, Danilo Silva; a coordenadora da Atenção Básica, Tânia Carvalho; a representante do Conselho Tutelar, Isabel.

“O principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade tornando o direito à sobrevivência e o desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Nas edições ocorrem discussões intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê por meio de diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais”, pontuou.

A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Tânia Carvalho, declarou aberta oficialmente a Semana do Bebê e anunciou todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo dos dias onde enfatizou o tema central. “É uma etapa muito importante na vida das gestantes”.


Veja programação


A secretária de Saúde, Kelvane Leal, repesentando o prefeito Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, agradeceu a todos pela presença e recomendou que o público-alvo faça bom aproveitamento das atividades.

“É uma ação conjunta do município. As gestantes são o público-alvo e para vocês é feita essa semana com toda dedicação. Participem dos eventos, tirem as dúvidas e aproveitem ao máximo. Toda a semana tem uma programação especializada com profissionais competentes”, disse. “É importante que as mães atualizem o cartão de vacinação”, destacou.

O coordenador do Programa Criança Feliz, Danilo Silva, fez uso da palavra e explicou o que é o programa.

O Criança Feliz tem a visão de trabalhar o desenvolvimento da criança desde os primeiros dias vida.

A cidade de Santo Antônio de Lisboa é contemplada com 100 vagas e cada mês que a criança sai do período, as equipes renovam com outros usuários.

Publicidade

O Criança Feliz é um programa que apoia e acompanha o desenvolvimento infantil na primeira infância compreendido entre 0 a 6 anos, facilita o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O Programa é desenvolvido com visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Na palestra magna ministrada pela fisioterapeuta obstetra, Elívia Telles, diversas orientações foram repassadas para o público presente sobre como evitar o risco para o bebê durante a amamentação. Na ocasião ela mostrou o posicionamento adequado que as mães devem adotar quando for amamentar os bebês.

Elívia destacou ainda a respeito da lei que permite que mulheres amamentem em locais públicos ou privados e possam combater qualquer tipo de preconceito e constragimento a respeito. Além disso mostrou quantidades adequadas de leite materno que devem ser administradas pelas mães nos primeiros dias de vida tendo como cuidado o tamanho do estômago da criança.

“Já existe lei que resguarda essa mãe para casos que elas se sintam constrangidas no momento em que está amamentando o filho. É direito total de vocês amamentarem em qualquer lugar”, orientou.

Um dos pontos esclarecidos é sobre o que a mãe recebe por meio intravenoso e consequentemente através da corrente sanguínea é igerido pelo bebê. “Tudo que a mãe recebe cai direto na corrente sanguínea e se cai na corrente vai direto para o bebê”.

Entre outros, foi destacado a respeito da apojadura, choro do bebê e as causas, massagem das mamas, colostro, peso do bebê, fezes que são muitas vezes observadas pelas mães como parâmetros de boa ou má alimentação, cuidados para mãe evitar adormecer por cima do bebê e causar a morte por asfixia.

De acordo com o Selo UNICEF, os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, pois não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Publicidade

No primeiro dia da Semana do Bebê foi entregue o kit natalidade para mães que estão na fase final do período de gestação.

O evento foi prestigiado também pela coordenadora do CRAS, Maria Neli.

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS