Connect with us

MUNICÍPIOS

São José, Jaicós, Santo Antônio de Lisboa e mais 37 municípios do Piauí participarão do projeto MPT na Escola

Publicado

em

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) divulgou os municípios que aderiram ao projeto MPT na Escola, organizado em nível nacional pelo órgão com o objetivo de trabalhar a temática do trabalho infantil nas escolas com oferta do ensino de 4º e 5º anos. Este ano, 40 municípios, além do Governo do Estado, confirmaram a adesão ao projeto. O número é quatro vezes maior do que os dez que participaram no ano passado.

A procuradora do Trabalho Natália Azevedo, que coordena o MPT na Escola a nível de Piauí, explicou que, dessa vez, 371 escolas irão abordar no ambiente escolar a temática do trabalho infantil. “Ano passado, 140 escolas participaram e os resultados foram bastante positivos. Esse ano, iniciamos a articulação ainda em janeiro e conseguimos uma adesão maior dos municípios e das escolas. É um tema bastante relevante em que a participação da comunidade escolar é fundamental para reduzirmos os índices”, comentou.

Este ano, 17.276 estudantes deverão ser contemplados com o projeto, além de 1.529 educadores. Eles estão localizados em escolas estaduais e municipais dos seguintes municípios: Buriti dos Lopes, Uruçuí, José de Freitas, Barras, São Pedro do Piauí, Valença do Piauí, Piripiri, Campo Largo do Piauí, Regeneração, Paulistana, Simões, Miguel Alves, Jaicós, São João do Piauí, Esperantina, Picos, Teresina, Pedro II, Altos, Parnaíba, Campo Maior, Batalha, Cocal, Luzilândia, União, Oeiras, São José do Piauí, São João da Canabrava, Wall Ferraz, Santa Cruz do Piauí, Geminiano, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, Demerval Lobão, Francisco Santos, Sigefredo Pacheco, Nazária, Cabeceiras do Piauí, Santo Antônio de Lisboa e Inhuma.

De acordo com a procuradora, a adesão foi positiva. “Todos os 10 municípios que participaram do ano passado, confirmaram a adesão este ano e tivemos outros 30 que estão participando dessa vez. A nossa meta é ampliar e termos todos os 224 municípios discutindo essa temática tão importante na política de garantia de direitos para as nossas crianças”, reforçou.

Agora, de acordo com o cronograma do projeto, os municípios já começaram a receber os materiais didáticos para que o tema seja trabalhado nas escolas até julho. Os kits pedagógicos contêm cartilhas, cartazes, cadernos de orientação pedagógica com revista em quadrinhos para educadores e também para os estudantes. O material aborda a temática do trabalho infantil e dá as orientações de como trabalhar o tema em sala de aula e também no ambiente familiar e da comunidade.

Publicidade

As escolas serão as responsáveis por incentivar a elaboração de trabalhos nas categorias conto, poesia, música e desenho. Depois disso, cada município vai escolher o melhor trabalho de cada categoria e inscrever na etapa estadual. Uma nova seletiva definirá os melhores projetos em cada categoria para representar o Piauí na etapa nacional do prêmio, que tem data para ser realizada em 12 de outubro deste ano.

Fonte: MPT-PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS