Connect with us

São Julião

Culminâncias de projetos e feiras culturais mobilizam alunos das escolas municipais de São Julião; fotos

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (28), aconteceu o encerramento da programação da Feira Cultural das Escolas Municipais de São Julião, que nesse ano teve a sua primeira edição, onde contou com apresentações e estandes na Unidade Escolar Severiano José de Sousa Lima com o tema “Encantos Nordestinos” e na Unidade Escolar Antonio Rodrigues na comunidade Mandacaru.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha.

O objetivo da feira é promover a integração entre os estudantes, bem como ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Inicialmente o evento foi realizado na Unidade Escolar Joviano Maximino de Alencar, na direção de Irene Onézia Leal com a I Feira Cultural da Leitura que tinha como tema “Ler para aprender” através de apresentações e exposições em sala.

Paralelo a isso, no primeiro dia de feira as Escolas Rodão de Alencar Bezerra, na direção da Emilena Brito e a Creche Irmã Maria Edmala sob a direção de Francilmara Cavalcante, também desenvolveram atividades voltadas à leitura e alimentação saudável com estandes e dinâmicas para os pequenos.

Dando continuidade na programação do segundo dia de apresentações, a Unidade Escolar Antonio Rodrigues na direção de Eronilta de Sousa, e a Creche Maria Vitória dirigida por Maria Liduina, ambas, apresentaram temas sobre alimentação saudável e trouxeram palestras voltadas para o Dia da Consciência Negra, bem como exposições literárias.

Encerrando as atividades da I Feira Cultural das Escolas Municipais de São Julião, a Unidade Escolar Severiano José de Sousa Lima sob a direção Maria de Lourdes,  apresentou uma rica demonstração da cultura nordestina com o tema “Encantos Nordestinos”. Na oportunidade foram realizadas apresentações voltadas para festas e danças, bem como teatros que retratam o nordeste.

A ocasião também contou com uma homenagem inusitada, um estande dedicado ao jornalismo local e nacional em que retrata os principais sites e comunicadores atuantes da região, sendo um destes o Cidades na Net.

O jovem Francisco Elvis, de 14 anos, um dos representantes do jornalismo local, revela que a feira tem uma ampla quantidade de coisas novas para aprender, tanto sobre o jornalismo como sobre a cultura local e que são aprendizados que podem ser levados para a vida, bem como para passar em provas e vestibulares.

E para abrilhantar ainda mais a tarde cultural, o evento contou com a participação da Secretaria de Assistência Social, com o “Coral em Movimento” do Grupo Girassol trazendo muita animação e diversão a todos presentes.

Também esteve prestigiando o evento a secretária de Educação Valdinara Almeida, que na oportunidade se mostrou muito contente com a finalização do projeto, tendo em vista como sendo a primeira edição e que na idealização assumiu muitos desafios e expectativas destaca ela.

Ademais, a Feira Cultural mostrou que veio para ficar, e as escolas demonstram apoio ativo para as edições futuras, destacou a secretária.

Sobre a I Feira Cultural

A Feira Cultural de Leitura, foi realizada nos dias 23, 24, 27 e 28 de novembro e surgiu através das ações propostas pelo PPAIC para o ciclo de alfabetização, junto aos projetos idealizados pela Secretaria de Educação através das coordenadoras pedagógicas e desenvolvidos nas escolas por cada equipe gestora.

Publicidade

O projeto de leitura procurou trabalhar pensando em como a leitura transforma e abre mundos, pois visa formar leitores de fato letrados, fazer com que os estudantes adquiram o hábito da leitura e dessa forma formar sujeitos reflexivos e críticos para uma sociedade mais igualitária.

A Secretaria acompanhou as atividades de leitura das escolas e estas desenvolveram atividades voltadas para aquisição e desenvolvimento de hábitos de leitura durante todo o ano letivo.

Logo no transcorrer do projeto eram intensificadas essas leituras e atividades e a leitura começou a ganhar vida em apresentações de livros lidos, peças teatrais e canções. Foram criados subtemas para cada modalidade de ensino ficando a Educação Infantil com projeto de leitura e alimentação saudável, Ensino Fundamental anos finais com projeto de leitura e subtemas para cada turma, além dos projetos de leitura voltado para tradições nordestinas e seus subtemas: literatura, jornalismo, comidas típicas, músicas e pontos turísticos, tudo planejado e executado com o objetivo maior de envolver os alunos.

O projeto da I Feira Cultural já conta com expectativas para a realização da 2ª edição, evento que tende a ser uma tradição com a perspectiva de contemplar outras temáticas, mas sempre pautada na leitura.

Fotos do 1º dia da Feira Cultural das escolas de São Julião

Publicidade

Fotos da Escola Roldão de Alencar Bezerra (Projeto Era uma vez) e (Projeto Formando Novos Leitores)

Fotos da Creche Irmã Edamala (Culminância do Projeto Alimentação Saudável e Apresentações Literárias)

Veja fotos da Unidade Escolar Antônio Rodrigues

Veja fotos da Unidade Escolar Severiano José de Sousa Lima

Fotos da Creche Maria Vitória

Veja fotos da escola Joviano Maximino de Alencar

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS