Connect with us

Fronteiras

I Roda de Conversas de Mamães Atípicas de São Julião e Região compartilha experiências sobre autismo, TDAH e TOD

Publicado

em

Um grupo de mães promoveu na tarde de sábado (20), a I Roda de Conversas de Mamães Atípicas de São Julião e Região. O evento aconteceu na Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, organizado por Gabriela Santos (mãe atípica e psicopedagoga) e Regina Maura (mãe de gêmeas atípicas, psicopedagoga e neuropsicopedagoga).

A abertura foi marcada por acolhida e entrega de kits com apresença de adultos e crianças com TEA e TOD, sessão de fotos, apresentação musical com Isadora Santos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é eventoismaesartipicas2023-90.jpg

O objetivo foi discutir sobre o Autismo, Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) visando o compartilhamento de experiências para facilitar o entendimento da população sobre o assunto a fim de evitar quaisquer tipos de preconceitos pela sociedade.

A mesa de diálogos foi composta por Fabiana Oliveira – professora mãe atípica representante do Grupo de Mães de Autistas de Fronteiras, bem como por Dra. Roziane Gomes – advogada, mãe atípica de gêmeos e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Subseção de Picos; Dra. Bruna Monique – advogada e assessora Jurídica Municipal, especialista em Direito Previdenciário, especialista em BPC/LOAS, conselheira tutelar no Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB-PI, secretária Adjunta da Comissão de Defesa dos direitos da pessoa com Autismo da OAB Subseção de Picos; Dr. Anderson Sousa – psicólogo, coordenador da Sala de Atendimentos às Crianças e Adolescentes Especiais de Fronteiras – SACAE, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, especializando em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.

Os temas trabalhados no evento foram mediados por Regina Maura. Durante o encontro foram apresentados os conceitos de Austimo e seus direitos; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e o direito ao BPC. Além disso houve explanação do que é TOD e qual profissional adequado para ser procurado, bem como quais direitos ao BPC para quem é portador.

Regina Maura media diálogos na I Roda de Conversas de Mamães Atípicas de São Julião e Região

Gabriela Santos é memba organizadora da I Roda de Conversas de Mamães Atípicas de São Julião e Região.

“Estamos muito felizes e realizadas por ter ocorrido o evento, onde o intuito era de despertar as demais mamães que possuem filhos atípicos sobre o diagnóstico precoce, pois sabemos que estas precisam de tratamento e de mais inclusão na sociedade”.

Professora Goretti de Deus, da rede municipal da vizinha cidade de Vila Nova do Piauí, esteve presente e parabenizou as organizadoras pela iniciativa.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é eventoismaesartipicas2023-43.jpg

“Foi muito importante. Foi um momento único. Saber que a gente pode se apoiar uns aos outros é de extrema importância ainda mais com as presenças e depoimentos dos psicólogos, advogadas e mães”, disse parabenizando as organizadoras. “A partir de agora tem possiblidades de mais união e correr atrás dos direitos”, concluiu Goretti.

O padre Ramires, pároco local, esteve presente no encontro.

Na ocasião crianças tiveram a oportunidade de interagir entre si com brincadeiras recreativas.

Autismo

O autismo é classificado em 3 níveis de acordo com o Segvida.com: leve, moderado e severo. O nível 1 popularmente conhecido como “leve” é quando o indivíduo precisa de pouco suporte, pode ter dificuldade para se comunicar, mas não é um limitante para interações sociais. Problemas de organização e planejamento impedem a independência.

O nível 2 ou “moderado”, cujo grau de suporte necessário é razoável assemelha-se às características descritas no nível 3, mas com menor intensidade no que cabe aos transtornos de comunicação e deficiência de linguagem.

No nível 3 conhecido como autismo “severo” o indivíduo necessita de muito suporte, considerado grave nas habilidades de comunicação verbais e não verbais. Ou seja, não conseguem se comunicar sem contar com suporte. Com isso apresentam dificuldade nas interações sociais e tem cognição reduzida. Também possuem um perfil inflexível de comportamento, tendo dificuldade de lidar com mudanças. Tendem ao isolamento social, se não estimulados.

TDAH

Publicidade

O TDAH é um transtorno associado com as funções executivas do nosso cérebro. A criança ou o jovem que possui TDAH apresenta sinais bem característicos: impulsividade, dificuldade de concentração e problemas para administrar atividades do dia a dia de forma organizada.

TOD

O Transtorno Opositivo Desafiador caracteriza-se por um padrão global de desobediência, comportamento hostil e desafio. Suas caracacterísticas são: criança ou adolescente discute excessivamente com adultos; diz “Não” para muitas das atividades propostas por outras pessoas, não aceitando ordens ou proibições; Não se responsabiliza por sua má conduta, culpando fatores externos ou outras pessoas por seu comportamento agressivo e hostil; Com isso, geralmente incomoda muito os demais, inclusive seus familiares; Possui também muita dificuldade em aceitar regras, e perde facilmente o controle quando as coisas não saem conforme planejou.

Veja mais fotos

Fotos: Studio Click

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS