Simões
Prefeitura de Simões realiza 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta sexta-feira (10).
Com o tema: Situação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. O evento aconteceu no auditório da Escola CEM e iniciou às 7h30 com o credenciamento dos participantes.

Na abertura, a jovem Eloyse Thainá entoou o hino nacional, em seguida, autoridades municipais falaram sobre o evento.

O prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, falou sobre a importância da conferência. “Neste momento cumprimento a todas as mulheres pelo 08 de março, ‘Dia Internacional da Mulher’ e desejo a todos meus parabéns e que Deus abençoe. Este dia é muito importante com a realização da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente, pois estamos aqui exatamente para discutirmos a situação dos direitos humanos da criança e do adolescente em tempo de pandemia da covid-19, violação e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral com respeito e à diversidade. Dizer a todos que sabemos da importância das políticas públicas e a discussão do tema foi para realmente pensarmos nas nossas crianças e adolescentes do nosso município. Agradeço a presença de todos, que tenham êxito nesta missão que foi preparada para hoje, nesta manhã”, disse.

A Primeira-dama e Secretária de Saúde, Isamária Dantas, falou sobre as ações da saúde voltadas para as crianças e adolescentes. “No que diz respeito às políticas públicas e garantia de direito à saúde da criança, dentro do contexto do nosso município, podemos citar que durante a pandemia continuaram sendo assistidas de acordo com as necessidades, por exemplo: as vacinas, puericultura com acompanhamento do crescimento da criança até 6 anos, atendimento multiprofissional com pediatra, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta, acompanhamento do Bolsa Família, programa saúde na escola, programa crescer saudável, semana de prevenção da gravidez na adolescência, projeto vínculo para assistência à saúde mental, foi realizada terapia coletiva para as crianças com os psicólogos e assistentes sociais[…] Em uma reunião de gestores da saúde em Picos-PI, Simões, foi destaque do território, e dentre estas ações estão aquelas voltadas para crianças e adolescentes. Nós da saúde estamos, como sempre, muito emprenhados com a saúde de toda população. É imprescindível compreender a situação da infância e adolescência, como uma importante questão social. Portanto lutar pela garantia de direito deste grupo é responsabilidade de todos nós, seja como cidadão ou seja como instituição pública que aqui representamos”, frisou.

A Secretária de Assistência Social, Rúbia Moura, também falou sobre a importância da conferência. “Nós devemos lutar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes, pois eles precisam da gente. Dessa formar precisamos fomentar as políticas públicas dando voz e vez as crianças. É de grande importância a presença do poder público e da sociedade, pois este é o espaço para traçarmos metas as serem desenvolvidas e trabalhadas para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. Nós e as crianças, ficamos reclusas em casa por conta da pandemia os direitos foram violados, o direito de ir e vir, o direito de ir a escola, o direito de conviver com outras crianças. Vamos todos realmente neste momento lutar pelas nossas crianças e adolescentes. Temos um município estruturado, pois temos CRAS, CREAS, serviço de convivência e temos um gestor que podemos cobrar, pois até hoje ele se negado”, destacou.

A presidente do CMDCA, Graças Veloso, falou sobre o evento. “Está conferência é um momento ímpar quando se trata de participação social em uma democracia, especialmente após três anos sem Conferência, pois são elas em três níveis de governo que levam ao Conselho Nacional e ao Governo Federal as demandas e a realidade dos Estados e municípios, lugar onde a vida acontece de fato para os brasileiros”, explicou.

Também se pronunciou o vereador Joaquim Honório (Ademir) que na ocasião, representou o Presidente da Câmara, Zezé Moraes.


A conferência teve apresentações culturais de Karatê e dança.

Após os pronunciamentos, Ronael Carvalho, fez a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal, no qual, foi aprovado pelos participantes.

A Assistente Social, Márcia Camilo, ministrou a palestra magna. A palestrante falou sobre o tema da conferência e em um segundo momento, abordou sobre os cinco Eixos Temático.

No período da tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos para a elaboração de propostas de estratégias, em seguida, houve o compartilhamento dos resultados e aprovação das mesmas.

Por fim, foram escolhidos os delegados que representam o município na Conferência Estadual.
Fonte: Sertão Atual
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Jovem morre após cair de torre no centro de Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Pedestre que teve cabeça esmagada em Picos tinha 21 anos e era de Simões
-
GERAL5 dias atrás
Piauienses já podem regularizar dívidas de motos com 90% de desconto
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Piauiense Bob Guerreiro se emociona ao ganhar uma Hilux
-
Picos5 dias atrás
Cachorro é flagrado ‘furtando’ tapete de estabelecimento comercial em Picos
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Preço da carne tem maior queda em 15 meses e picanha é a que mais barateou