Vera Mendes
Vera Mendes realiza Fórum e inicia trabalho em busca de mais um Selo Unicef

Após a adesão ao Selo Unicef, edição 2021-2024, realizada pelo prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, o município agora avança rumo a uma nova certificação.
Com esse objetivo, na última quinta-feira, 24, o município realizou o 1º Fórum Comunitário, um momento de construção coletiva e planejamento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e reuniu representantes do poder público municipal, de entidades não governamentais, da sociedade civil organizada e adolescentes integrantes do NUCA, que é o Núcleo de Cidadania de Adolescentes.
Na cerimônia de abertura, o prefeito, Dr. Carlim, falou da importância do evento. “É o momento em que nos reunimos para discutir e planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo desses quatro anos com foco na proteção e melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, e, fazendo isso, consequentemente, conquistaremos uma nova certificação do Unicef.”, disse.
O gestor salientou que os verdadeiros ganhadores com a conquista do Selo serão as crianças, adolescentes e jovens, principalmente em termos de proteção dos seus direitos. “Ciente da importância desse trabalho, reafirmo aqui o meu compromisso. Estamos empenhados para realizarmos um trabalho bonito, que envolva as pessoas e traga resultados.”, disse.
Domingas Edna, secretária de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef no município, em seu pronunciamento, deu mais detalhes sobre o objetivo do Fórum. “Aqui a gente vai definir as ações e assumir um compromisso com as crianças e adolescentes o direito e a garantia na educação, saúde, a participação na assistência social.”, disse.

A articuladora explanou sobre o que é o Selo Unicef – Município Aprovado, como funciona, quais os objetivos e a sua metodologia de avaliação a partir do monitoramento dos indicadores em áreas como Saúde, Educação e Assistência Social. Domingas também apresentou o relatório da linha de base do município, que inclui os dados mais recentes disponíveis para cada um dos indicadores.
Em seguida, a mobilizadora de adolescentes, Mariana Campos, e adolescentes do NUCA, apresentaram o Plano de Participação Cidadã, que foi elaborado a partir de sugestões feitas pelos próprios integrantes do Núcleo, que é formado por 40 adolescentes. Também foi apresentado o diagnóstico por setores, como Saúde, Educação, ensino médio e empreendedorismo, SIPIA, CRAS e adolescentes.
Depois, divididos em grupos, os participantes analisaram a proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que foi elaborada com base nas prioridades da gestão municipal e nos resultados sistêmicos propostos pelo Unicef. Nos grupos de discussão, a proposta do Plano foi analisada, debatida e ajustada.
Foram definidas diversas ações estratégicas e os respectivos prazos a serem desenvolvidas no município de Vera Mendes, bem como, os responsáveis pela sua realização.
Ao final, as propostas sugeridas pelo Unicef, pelo CMDCA e pelos participantes do 1º Fórum foram apresentadas, aprovadas, e vão compor o Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, o documento que guiará o município na sua caminhada para melhorar a vida de crianças e adolescentes e, consequentemente, receber o Selo de Município Aprovado.
Dentre outros, além do prefeito Dr. Carlim, estiveram presentes autoridades como o vice-prefeito Valderito Martins, o Caçulinha, os vereadores Hermógenes Oliveira, Zé Aires, Chiquinho de Adão e Jean, os secretários municipais, Elisângela Oliveira (de Educação) e Andreia Sampaio (de Saúde).
Mais fotos
-
DESTAQUES6 dias atrás
Jovem de 27 anos morre após sofrer choque elétrico em Patos do Piauí; prefeito decreta luto
-
DESTAQUES2 semanas atrás
CBF procura Fortaleza e gera expectativa por convocação de Hércules
-
Curral Novo do Piauí6 dias atrás
Dois jovens morrem em acidentes de moto no interior de Simões e Curral Novo do Piauí
-
Jacobina do Piauí2 semanas atrás
Abóbora com textura diferente intriga moradores no interior de Jacobina do Piauí
-
MUNICÍPIOS2 semanas atrás
Falece aos 92 anos, Antônio Lustosa, pai do padre Gregório Leal
-
Araioses2 semanas atrás
Cantora araiosense Angela Sallys sonha em crescer no meio musical e ajudar a família