Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Equipe da Biblioteca Patativa do Assaré e alunos realizam visita ao Memorial Jovelino e Josefa

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, o coordenador da Biblioteca Patativa do Assaré, juntamente com os alunos do AJA e do xadrez, através da professora Thalya e dos instrutores Paulo e Janete, visitaram o Memorial Jovelino e Josefa, na fazenda Bela Vista, zona rural de Vila Nova do Piauí.

A visita teve como objetivo principal estabelecer um trabalho em rede entre a Biblioteca e Memorial que são importantes instrumentos de preservação da memória cultural.

Inicialmente os participantes conheceram duas figueiras que foram plantadas há mais de 50 anos, local que também é realizado eventos familiares, missas e já houve celebrações de casamento.

Na ocasião, a assessora técnica da Secretaria de Educação, Antônia Maria, que também integra a família de Jovelino e Josefa (In memorian), bem como Evangelista Josefa e Francisco Leal apresentaram a localidade para os visitantes e contou um pouco da história da família de Jovelino e sua importância para os vila-novenses.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os utensílios pessoais do Memorial, criando espaço de memória, estimulando a reflexão e despertando a curiosidade.

No final da visita Francisco Leal teve uma conversa com o coordenador da Biblioteca, Thallys Lopes, sobre a importância de se montar uma genealogia das famílias vila-novenses, já que Thallys é um entusiasta dessa ideia por ser trineto de um dos patriarcas do município, o senhor Sabino Gomes de Lima (In memorian).

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS