Connect with us

Saúde

MARÇO LILÁS | Saúde de Vila Nova do Piauí realiza ação em prevenção ao câncer de colo de útero

Publicado

em

Na luta contínua contra o câncer de colo de útero, o município de Vila Nova do Piauí se uniu à campanha nacional do Março Lilás, dedicado à conscientização e prevenção da doença. 

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura, sob a gestão do prefeito Manoel Bernardo, o Belim, através da Secretaria de Saúde, promoveu um dia de exame preventivo na Unidade Básica de Saúde (UBAS) da sede do município.

O evento teve como foco mulheres com idades entre 25 a 64 anos, visando oferecer acesso facilitado aos exames que são cruciais na detecção precoce do câncer de colo de útero. 

A ação foi coordenada pela enfermeira Itamara Dantas juntamente com a equipe da Saúde, a mesma ressaltou a importância da iniciativa como forma de prevenir e combater essa doença que afeta tantas mulheres em todo o mundo.

“A prevenção é a melhor arma contra o câncer de colo de útero. É fundamental que as mulheres compreendam a importância do exame preventivo e se conscientizem sobre a necessidade de cuidar da própria saúde. Estamos aqui hoje para oferecer esse serviço de forma acessível e acolhedora, com o objetivo de proteger a saúde e o bem-estar de todas vocês”, destacou.

A enfermeira ainda destacou que os exames de prevenção ao câncer de colo de útero não se limitam apenas à detecção do câncer. Eles também ajudam a monitorar a saúde ginecológica da mulher, identificando outras condições como infecções, inflamações e doenças sexualmente transmissíveis.

O Secretário de Saúde, Deijano Lima, também presente no evento, enfatizou o compromisso da gestão municipal em proporcionar cuidados preventivos e acesso aos serviços de saúde à população.

Publicidade

“É com grande satisfação que realizamos este dia de exame preventivo contra o câncer de colo de útero em nossa população. Nosso objetivo é promover a saúde e o bem-estar de todas as mulheres, oferecendo acesso fácil e gratuito a esses exames que podem salvar vidas. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que todos tenham acesso aos cuidados de saúde preventivos de qualidade”, salientou.

Além disso, as mulheres presentes receberam uma lembrança especial, uma toalhinha delicadamente dobrada em forma de rosa, como gesto simbólico de cuidado.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS