Connect with us

Vila Nova do Piauí

Semana “Saúde na Escola” é realizada em Vila Nova do Piauí; veja como foi

Publicado

em

No período de 14 a 22 de março, o município de Vila Nova do Piauí esteve envolvido em uma importante iniciativa voltada para a saúde e educação de seus cidadãos, a semana de “Saúde na Escola”.

Com o tema “Defender a Vida, Preservar a Água, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”, a ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Belim, por meio da secretaria de Saúde em articulação com a secretaria de Educação.

O objetivo principal da semana foi educar as crianças sobre a importância da preservação da água, o combate ao mosquito da dengue, a atualização da caderneta de vacinação e a prevenção da gravidez na adolescência. Essas atividades visavam não apenas promover a saúde, mas também prevenir doenças nos territórios educacionais do município.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2024-03-22-as-16.29.46_a0355016-1024x768.jpg
Preservação da água
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2024-03-22-as-18.32.58_8c1eb630-1024x536.jpg
Atividade sobre a dengue
Atualização da caderneta de vacinação

As atividades, foram realizadas em todas as escolas de Vila Nova do Piauí, incluindo a escola do estado. Entre elas, estavam a creche Proinfância Osvaldo José de Araújo, as Unidades Escolares Plagida de França, Zacarias Manoel da Silva e Sabino Gomes de Lima, além do CETI Luís Ubiraci de Carvalho.

A equipe responsável pela execução das atividades era composta por técnicos da sala de vacinação, agentes de saúde, vigilância sanitária, enfermeiras e assistente social da equipe multidisciplinar. Todas as ações foram minuciosamente planejadas pela coordenação do Programa Saúde na Escola, liderada pela nutricionista Aurileia Paiva, em conjunto com os diretores, coordenadores e professores das escolas.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola e da equipe multidiciplinar, Aurileia Paiva, expressou sua satisfação com o resultado da semana de atividades: “Durante os dias 14 a 22 de março, realizamos a Semana de Saúde na Escola em Vila Nova. Foi uma semana bastante valiosa não só para a população, mas também para a gestão municipal. Fomos bem acolhidos nas escolas municipais e conseguimos realizar todas as ações planejadas, é o momento em que os profissionais da saúde saem dos espaços convencionais para promover saúde dentro das escolas, com os alunos e suas famílias. Foi uma semana bastante produtiva e gratificante para todos”, declarou.

O secretario de Educação, Flávio Sousa, destacou essa parceria com a Saúde: “Essa parceria foi fundamental para o sucesso da Semana de Saúde na Escola. Ao unirmos esforços, conseguimos levar informações valiosas sobre saúde e prevenção diretamente aos alunos e suas famílias, promovendo um ambiente escolar mais saudável e consciente. Estamos comprometidos em continuar trabalhando juntos para oferecer uma educação integral, que inclua não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a promoção do bem-estar físico e emocional de nossos estudantes,” disse.

O secretario de Saúde, Deijano Lima, enfatizou o trabalho executado: “A Semana de Saúde na Escola é uma oportunidade única de promover a saúde e o bem-estar dos nossos jovens desde cedo, dentro do ambiente escolar. Essa iniciativa reforça a importância da prevenção de doenças, da promoção da saúde e do acesso a informações essenciais sobre a dengue, a gravidez na adolescência e também a água que é uma temática muito importante. Parabenizo a equipe da educação, bem como a todos os envolvidos na programação, todos os trabalhos foram bem executados”, destacou.

Fotos Creche Professor Osvaldo 14/03

Fotos U. E Sabino Gomes 19/03

Fotos U. E Zacarias Manoel 19/03

Mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS