Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Semana Pedagógica é marcada por palestras e formação em preparação para o ano letivo

Publicado

em


Com o objetivo de preparar os profissionais para o ano letivo de 2024, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí, na administração do prefeito Belim, através da Secretaria de Educação, promoveu a Semana Pedagógica 2024.

O evento, realizado na Câmara de Vereadores, teve início na noite da última quinta-feira (15), com uma palestra ministrada pelo secretário de Cultura de Belém do Piauí, Edson Ribeiro, que esteve mostrando a importância do turismo para Vila Nova, uma parceria entre a Educação e Cultura que visa mostrar a potencialidade dos artistas do município.

A secretária de Cultura e Turismo, Cícera Geovânia, comentou a importância da palestra sobre ecoturismo para o avanço do município.

“É um prazer estarmos aqui compartilhando conhecimento com vocês, tivemos a palestra com o Edson que tratou sobre o ecoturismo e hoje em dia nós estamos buscando realizar ações nesses aspectos. Estamos envolvendo os professores e agentes da educação, porque eles são os grande multiplicadores da sociedade e com isso vamos dá visibilidade a Vila Nova”, ressaltou.

Em seguida, houve outra palestra com o psicólogo Thiago Andrade, com o tema “A vida vale a pena”.

“Nós somos responsáveis uns pelos outros, é gratificante porque o professor é o alicerce para que haja uma sociedade cada vez mais humana e melhor. Então, estar aqui hoje foi muito importante, porque os lugares que nós frequentamos e construimos é onde nós nascemos, e nascer não é o suficiente, é necessário plantar algo para que outras pessoas possam florescer”, disse.

Durante o primeiro dia da Semana Pedagógica, quatro professores aprovados no concurso foram empossados, sendo eles: José Gilmar, Ana Maria, Edelson e Kaelio.

Presente na Semana Pedagógica, o prefeito Belim parabenizou os mais novos concursados do município de Vila Nova e frisou sobre o aumento do salário dos professores.

“Quero parabenizar os novos concursados que tomaram posse hoje e dizer que contem comigo e vamos trabalhar para engrandecer cada vez mais Vila Nova. No início do ano letivo sempre tem um suspense, onde as pessoas pensam sobre o aumento do piso nacional, apesar das dificuldades, graças a Deus nós conseguimos dá o aumento que era previsto. Neste ano, nós equilibramos as contas, seria acrescentado 3,67, mas nós colocamos para 5% e afirmo que as coisas que estiverem no nosso alcance nós vamos fazer para melhorar a vida dos professores e de todos os funcionários município de Vila Nova. Desejo a todos um excelente ano letivo e muito obrigado!”, pontuou.

Nesta sexta-feira (16), pela manhã, a programação teve continuidade com o secretário de Educação, Flávio Sousa, apresentando a previsão do Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como foi destacado os resultados do Sistema de Avaliação do Estado do Piauí – SAEPI e Fluência.

Publicidade

Na sequência, a bióloga Genikely Alencar, destacou a importância da educação ambiental dentro das escolas de Vila Nova, frisando como os profissionais da educação podem trabalhar esse assunto com os alunos.

Durante o encontro, os nutricionistas José Filho e Auriléia Paiva, abordaram o assunto “Educação alimentar educacional”, ressaltando sobre o programa Proteja da Secretaria de Saúde, e orientado sobre obesidade e como os profissionais podem está contribuindo para que os estudantes sejam mais saudáveis.

A enfermeira Marcilene Luz também trouxe uma palestra intitulada como “Primeiros socorros”, mostrando técnicas de como os profissionais podem aplicar em casos de necessidade.

“O conhecimento de primeiros socorros todos os professores devem ter devido alguns casos que podem acontecer nas escolas como queda, engasgo e como os profissionais da educação podem fazer os procedimentos antes de chegar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital e assim termos a noção de como socorrer uma pessoa porque o cuidado na hora certa salva vidas”, enfatizou.

Após o almoço, a professora Goretti de Deus realizou uma oficina sobre: “Um olhar para a construção da aprendizagem significativa”.

Enquanto isso, na Secretaria de Educação houve a formação multidisciplinar voltado para os auxiliares de Serviços Gerais. Iniciando pela assistente social, Kássia Sobrinho, onde ela falou a importância da Assistência Social dentro das escolas e finalizou com uma dinâmica.

A psicóloga Larissa Brenda também frisou como é relevante o trabalho dos auxiliares de Serviços Gerais no ambiente escolar.

Por fim, o nutricionista José Filho encerrou o momento com uma formação com as merendeiras e demais auxiliares, falando sobre as boas práticas de manipulação de alimentos nas escolas e a importância de cada um na educação alimentar. Ao final, foi entregue um kit com avental e touca para as merendeiras.

À frente da pasta está o secretário Flávio Sousa. Ele destacou a importância dos momentos e ressaltou que o ano de 2024 será de trabalho com o objetivo de promover mais desenvolvimento para o município.

“Realizamos a Semana Pedagógica, mais um ano letivo que se inicia, um desafio que iremos enfrentar, por isso já estamos nos preparando e abordando assuntos importantes que irão facilitar no nosso trabalho. Quero agradecer aos professores e aos funcionário da educação municipal pelo empenho e dedicação, também agradeço ao prefeito Belim pelo apoio e suporte. Em 2023 nós tivemos muitos desafios, devido os recursos terem, diminuído, mas conseguimos vencer. Neste ano, a gente inicia com o pé direito e queremos fazer tudo que a educação vila-novense precisa e merece, tanto na questão dos professores como na aprendizagem dos nossos alunos que é o mais importante”, relatou o secretário.

Além das autoridades já mencionadas, a Semana Pedagógica contou com a presença do presidente da Câmara, Dorgivaldo Lima, o vereador, Crégio França, os coordenadores, diretores, professores e demais servidores da educação de Vila Nova.

No município de Vila Nova as aulas irão começar na próxima segunda-feira (19), quatro escolas funcionam atualmente, sendo elas: Pragia de França, Professor Osvaldo, Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva. A Rede Municipal de Ensino conta com cerca de 100 profissionais.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS