Connect with us

POLÍTICA

Bancada do Nordeste se mobiliza para que Governo derrube vetos da lei sobre dívidas rurais

Publicado

em

Deputado Júlio Cesar
Deputado Júlio Cesar

“Nós vamos trabalhar com o governo, entidades de classes, para não ter o constrangimento de trabalhar pela derrubada do veto. O ministro Marun já está mais sensível e a própria Fazenda disse que não há problema de não haver previsão orçamentária (que poderá ser feita por medida provisória). Vamos até o começo de abril convencer o governo a editar uma Medida Provisória sob pena de derrubar os vetos”, afirmou.

Segundo César, a não inclusão desses trabalhadores irá retirar milhares de agricultores do Funrural e da possibilidade de renegociação. Pelos cálculos da Confederação Nacional da Agricultura, o veto do presidente Michel Temer à lei 13.606/18 afeta cerca de 600 mil produtores rurais. O artigo terceiro da lei que trata da dívida que chega a bilhões de reais foi vetado porque, segundo Carlos Marun, não estava previsto no Orçamento da União de 2018, e a equipe econômica do Ministério da Fazenda é contra a renegociação.

Estiagem

De acordo com o parlamentar, a estiagem funciona como uma cadeia: inibe a produção, que inibe a renda, e consequentemente tira a capacidade do produtor quitar suas dívidas.

“Ficando inadimplente, o produtor não pode tirar novos empréstimos e, sem isso, ele fica com a propriedade ociosa e sem produzir”, lamentou.

Questionado pela Política Real, César relatou que só no Nordeste, 60 mil agricultores estão fora da renegociação.

A Lei 13.606/18 foi aprovada no fim do ano passado pelo Congresso e teve 24 vetos feitos pelo presidente da República em janeiro. Coordenador da bancada do Nordeste, Júlio Cesar criticou especialmente o veto ao artigo que beneficia produtores rurais da região que estão fora dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste e do Norte (artigo 3º).

Publicidade

Fonte: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS