Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Ir. Jessé quer redutores de velocidade na BR-407 e inclusão do município no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós aprovou na Sessão Ordinária realizada nesta sexta-feira (01), dois Requerimentos de autoria do vereador Jessé Gonçalo da Silva, o irmão Jessé.

O vereador solicitou ao Superintendente Regional do DNIT no Estado do Piauí, José Ribamar e ao Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí, DER-PI, Leonardo Sobral, a instalação de redutores eletrônicos de velocidade na BR-407 no trecho que corta o município de Jaicós.

O irmão Jessé justificou que o histórico da quantidade de acidentes com vítimas fatais no trecho que corta a cidade de Jaicós é relativamente grande, pois, trata-se de uma área urbana com grande fluxo de pessoas, onde carros e motos trafegam em alta velocidade.

“Observamos que a grande maioria das cidades do Piauí, cortadas por BRs, existem os redutores de velocidade eletrônicos e até o momento o município de Jaicós não foi contemplado com nenhum e há muito tempo a população tem feito cobranças e criticas pela falta dos equipamentos” disse.

O vereador ainda citou pontos onde considera necessário a instalação dos redutores. “Nas imediações do Quartel de Policia Militar, acesso ao bairro Nossa Senhora das Mercês e assentamento Flamengo; nas proximidades do Posto de Combustível Sara II, no Bairro João Melé (cruzamento da via que dá acesso ao açude Tiririca); no povoado Croazal; na entrada do Povoado Várzea Queimada; e no Povoado Ponte Maria Preta”.

No outro requerimento, Jessé requereu a inclusão do município de Jaicós no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite. A solicitação foi feita ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula e ao Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida.

Publicidade

Ele disse que o programa buscará enfrentar a ausência de uma política nacional universal para as pessoas com deficiência, estruturada de maneira sistêmica, transversal, intersetorial, interseccional, interfederativa, com financiamento adequado e elevado grau participação social, que garanta os direitos civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais para o segmento das pessoas com deficiência e suas famílias.

Também explicou que outras ações do Plano envolvem a implantação da Central Nacional de Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Conecte Libras Brasil), proporcionando acessibilidade comunicacional para as pessoas surdas, mediante oferta de serviço 24h de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais; a formação de 63 mil professores e 106 mil gestores em educação especial na perspectiva inclusiva pela Rede Nacional de Formação para contribuir com a melhoria da formação e atuação de professores e gestores da rede básica de ensino público; e a promoção de 120 mil novos contratos de trabalho de pessoas com deficiência ou reabilitadas do INSS em empresas obrigadas a cumprirem a Lei de Cotas, fortalecendo a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho; entre outras iniciativas.

Facebook

MAIS ACESSADAS