Connect with us

POLÍTICA

Na busca de soluções, deputado estadual Dr. Thales Coelho se une a prefeitos na mobilização ‘SEM FPM NÃO DÁ’

Publicado

em

O deputado estadual Dr. Thales Coelho, conhecido também por sua atuação política como prefeito, participou e apoiou a mobilização “SEM FPM NÃO DÁ!”, realizada nesta quarta-feira, em Teresina.

Conteúdo relacionado:

O evento, liderado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), reuniu mais de 200 prefeitos do estado do Piauí em um esforço conjunto para enfrentar as dificuldades financeiras que impactam os municípios devido à carência de repasses de emendas parlamentares e às frequentes quedas nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A mobilização “SEM FPM NÃO DÁ!” reuniu gestores de diversas regiões do estado, todos comprometidos em encontrar alternativas para minimizar o impacto das dificuldades financeiras sobre os municípios. A programação do evento teve início com uma concentração em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), onde os prefeitos se reuniram para compartilhar suas preocupações e demandas. Em um movimento posterior, os gestores dirigiram-se ao interior da ALEPI, onde participaram de uma reunião conjunta com a bancada de deputados estaduais, coordenada pelo presidente da ALEPI, deputado Franzé Silva. Durante esse encontro, as propostas e sugestões dos prefeitos foram minuciosamente debatidas, com o objetivo de encontrar soluções legislativas e administrativas que possam enfrentar os desafios financeiros enfrentados pelos municípios.

Ao Cidades na Net, o deputado manifestou seu apoio aos gestores e cobrou o governo federal. “O povo piauiense confiou no Governo Federal, depositando esperança em melhores recursos e qualidade de vida. Porém, enfrentamos cortes de quase 50% no FPM em relação ao ano passado. Isso gera desemprego, demissões e afeta áreas essenciais como saúde, educação e assistência social. O FPM é federal, e a cobrança deve ser direcionada a quem cabe. Um governo comprometido com os mais vulneráveis, com o fim da fome e da desigualdade, precisa começar respeitando as prefeituras, a base dos serviços públicos. SEM FPM NÃO DÁ!”, disse Dr. Thales.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, comentou sobre a mobilização e ressaltou as principais preocupações da entidade municipal com relação às quedas de receitas dos municípios.

“É uma mobilização que foi encaminhada a todos os presidentes regionais do Nordeste, há uma sincronização nas ações e das pautas também, e hoje, mais de 200 prefeitos confirmaram participação na mobilização. Os gestores estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais para os municípios e isso é muito preocupante, pois, ao mesmo tempo que nos preocupamos com a folha de pagamento, com os fornecedores temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não podemos ultrapassar o limite de 54%, mas quando se mantém uma mesma grade administrativa e cai o recurso, automaticamente, a folha irá subir o índice e isso prejudicará a administração municipal”, afirmou.

Após o momento municipalista, Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estarão reunidos com o presidente Lula amanhã, 31.
“Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa, recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois, um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu.

Além do Dr. Thales, também participou os deputados estaduais, Georgiano Neto, Simone Pereira, Severo Neto, Gracinha Mão Santa, Hélio Rodrigues, Dr. Hélio, Evaldo Gomes e Gil Carlos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS