Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos lança Campanha de Vacinação contra a Covid e imuniza os primeiros profissionais de saúde

Publicado

em

A campanha para vacinação contra a Covid-19, já teve início em vários municípios do Estado Piauí. Em Padre Marcos, o primeiro lote de vacinas chegou ontem (19), e na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, foi lançada a Campanha de Vacinação #PadreMarcosLivreDaCovid-19,  e imunizado os primeiros profissionais de saúde.

Na manhã deste primeiro dia de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde  imunizou 13 profissionais que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. Ainda esta semana todos os servidores  incluídos nesta primeira fase de imunização serão vacinados.

Na cerimônia de lançamento da campanha, o prefeito Valdinar Silva, esteve presente e se pronunciou.  Segundo o gestor  a chegada da vacina é momento muito importante para Padre Marcos. “Esse é um momento muito importante para nosso município, pois a chegada da vacina CoronaVac  vem trazendo  a esperança de dias melhores, de que estamos mais perto de sair dessa pandemia, que assolado nosso País e o mundo”, disse.

Ele explicou que inicialmente somente os profissionais de saúde, que atuam  na linha e frente  serão imunizados. Nessa primeira  etapa apenas 28 profissionais vão receber a vacina, que é a quantidade equivalente a doses que o município recebeu. Estes mesmos servidores vão tomar a segunda dose em aproximadamente 15 dias, quando estarão de fato imunizados contra a covid-19, então dizer a nossa população, que  há todo um processo de distribuição da vacina, onde serão várias etapas cada uma com  tipo de público alvo, e com a permissão de Deus a vacina chegará para todos”, relatou o prefeito.

Por fim, Valdinar afirmou que não haverá favorecimentos em relação a vacina e que vai seguir todo o cronograma do Ministério da Saúde.

Publicidade

O vacinação dos profissionais aconteceu no Centro de Saúde.  A campanha está sendo coordenada pela enfermeira Itamara Dantas e a técnica em enfermagem, Josefa Benedita.

O primeiro profissional escolhido para ser vacinado foi o Dr. Rubens Batista, no entanto o médico, resolveu, segundo ele,  por merecimento homenagear a  técnica em enfermagem, Josefa Benedita, que foi a primeira receber a vacina contra a covid-19.

Josefa Benedita, mais conhecida por Donzela,  atua na  aérea da  saúde há 36 anos, e há sete anos do setor de vacinas. “O sentimento é muita emoção e gratidão, não somente por ter sido a primeira a ser imunizada, mas pelo fato da vacina ter de fato chegado a nosso município, trazendo esperança para Padre Marcos e para o País todo. A campanha de vacinação acontece por etapas e vai chegar para todos como chegou para nós da gestão de saúde, então nossa gratidão a Deus por este momento”, disse emocionada.

O médico Dr. Rubens Batista, foi segundo a ser imunizado. Ele que trabalha no município de Padre Marcos a mais de vinte anos, expressou muita alegria em receber a dose da vacina.

Outra pessoa, imunizada pela Coronavac foi a técnica em enfermagem, Maria Lúcia Silva, que atua na saúde do município a 32 anos, e atualmente está secretária de Saúde.

Publicidade

“A chegada da vacina é motivo de muita alegria e satisfação, principalmente, para nós que atuamos na linha de frente e estamos mais expostos ao risco de contaminação. O número de doses é pouco, não contempla todos os servidores da saúde, no entanto a chegada dessa vacina, representa um passo muito importante no processo para vencermos esse vírus”, afirmou Maria Lúcia.

A gestora concluiu destacando que o sentimento é de paz, de renovação e de tranquilidade. “É um momento impar, pois foram muitas as incertezas e as percas até chegada dessa vacina, então ela renova a nossa esperança de que sairemos dessa pandemia”, concluiu.

 

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS