Connect with us

GERAL

PRO Alfabetização na Idade Certa investe na formação de professores e otimização da aprendizagem de alunos em Marcolândia

Publicado

em

A Prefeitura de Marcolândia na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta quarta-feira, 03 de novembro, o programa PRO Alfabetização na Idade Certa. O evento aconteceu no auditório da Unidade Escolar Mariano da Silva Neto.

No evento foi dado início a I Formação com gestores e profissionais do ciclo de alfabetização, juntamente com professores da Educação Infantil. Na ocasião esteve presente a secretária de Educação e primeira-dama, Auxília Matos, juntamente com a equipe da SEMED; a psicóloga Jéssica Ramos; a supervisora de Ensino, professora Mara Raquel; a coordenadora Célia Costa; e demais docentes da Educação Municipal.

Secretária de Educação Auxília Matos

O PRO Alfabetização na Idade Certa tem como coordenadora municipal a professora, Vaumiranda Silva, e as formadoras, professoras Conceição Andrade e Queila Sousa, juntamente com a equipes de professores alfabetizadores.

A equipe ressaltou a importância do programa como também a participação dos professores no processo que se faz essencial no período de pandemia da Covid-19.

Coordenadora do programa em Marcolândia, professora Vaumiranda Silva. / Foto por Ascom

“Iniciamos um novo caminho que provocará mudanças de rota para que as pessoas se alinhem cada vez mais com alfabetização na idade certa. Esperamos que nosso município e nosso país avancem da maneira assertiva. Vamos trabalhar os objetivos do programa e assegurar as condições necessárias para que todos os alunos do ensino municipal cheguem no final do 2º Ano do Ensino Fundamental com domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático”, destacou a equipe.

O PRO Alfabetização na Idade Certa, foi instituído pela Lei nº 7.453 de 2021, através de iniciativa do governo do Piauí, em regime de colaboração com os municípios para garantir alfabetização na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

São cinco eixos que compõem o programa: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

Publicidade

Além das competências o programa possui ações e incentivos que são: Formação continuada de professores e gestores municipais escolares; Material didático complementar para todos os professores e alunos do ciclo de alfabetização; Avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Confira as imagens da equipe Ascom

Facebook

MAIS ACESSADAS