Connect with us

GERAL

No Piauí, Janot compara corrupção a “latrina fétida” que vampiriza recursos públicos

Publicado

em

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao falar na solenidade de inauguração da sede do Ministério Público Federal no Piauí, MPF-PI, comparou a corrupção a “um esgoto, uma latrina fétida, que vampiriza o dinheiro público”. Em todo o seu discurso, ele enalteceu a sede própria do MPF e reforçou a campanha contra corrupção.

Janot informou sobre as 10 medidas de combate a corrupção, campanha lançada pelo MPF. Ele disse que o Congresso não se sensibilizou com a proposta, por isso está propondo um projeto de iniciativa popular que precisa de 1,5 milhão de assinaturas, o qual cerca 900 mil pessoas já assinaram. “A estrada é longa, mas é possível”, falou sobre o projeto.
“A corrupção esse esgoto, essa latrina fétida que vampiriza o dinheiro público, retira o dinheiro da saúde, da escola, da segurança pública, e desse dinheiro surrupiado da sociedade vai atender a objetivos inconfessáveis”, declarou o procurador durante o discurso.

O procurador-geral lembrou que esteve em Teresina em 2004 e também que o MPF trabalhou para desbaratar organizações criminosas e citou o nome do procurador Tranvanvan Feitosa à época.

Ele também disse que acredita que a vida “é feita de sinais e que a sede do Ministério Público Federal é a casa do cidadão”.

“A corrupção vai do espírito de cada um. Atualmente as demonstrações não são de impunidades, ao contrário, a justiça está chegando para todo mundo, pra rico, pra pobre, para o poderoso e não poderoso”, afirmou o procurador.

Publicidade

A informação não confirmada por Rodrigo Janor, é que a Procuradoria-Geral da República (PGR) estaria coletando provas para pedir o afastamento do presidente da Câmara. O alvo seria a ação de Cunha para impedir o funcionamento da Casa, principalmente, do Conselho de Ética da Câmara. Rodrigo Janot investiga as manobras de Cunha e de seus aliados para adiar a votação sobre a admissibilidade do processo de cassação do deputado.
Em Teresina, ele não comentou o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff e nem o posível processo de afastamento de Cunha.

Ele pediu apoio para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular com as dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As propostas de alterações legislativas buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência. Janot informou que precisa de 1milhão e 500 mil assinaturas e que já conseguiu 900 mil.

“A estrada é longa, mas é possível”, disse Rodrigo Janot sobre o projeto de lei da iniciativa popular.
A íntegra das medidas e a ficha de assinatura estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br.

 

Notícia Original

Publicidade

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está em Teresina participando da inauguração da nova sede do Ministério Público Federal no Piauí, MPF-PI. Ele, ao chegar em Teresina, evitou falar sobre o possível pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

Participam da solenidade a governadora em exercício, Margarete Coelho (PP), o procurador Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, o desembargador do Tribunal Regional Federal no Piauí – TRF-PI, Carlos Pires Brandão, além de representantes do Tribunal de Justiça e do Minsitério Público do Estado.

O procurador-chefe da República no Piauí, Marco Aurélio Adão, classificou como uma data histórica e declarou total apoio a Janot nesse momento de enfretamento da corrupção no país.

A sede da procuradoira fica na Avenida João XXIII, 1390, no bairro dos Noivos, zona leste de Teresina.

Cidade Verde

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS