Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Semana do Bebê tem palestra sobre Inclusão e Afetividade na primeira infância

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí está realizando a 6ª edição da Semana do Bebê. As atividades iniciaram no dia 15 de dezembro e seguem até a quinta-feira (22), com diversas ações voltadas para a primeira infância.

A Semana do Bebê é uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’, articulado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e NUCA. O tema deste ano é “Inclusão e Afetividade: O olhar atencioso na primeira infância”.

A iniciativa aconteceu na sede da Unidade Básica de Saúde. A proposta é fortalecer o direito à sobrevivência e garantir o desenvolvimento da criança, desde a gestação até os seis anos de idade.

Nesta terça-feira, 20 de dezembro, quarto dia de atividades, foi marcado pela realização de uma palestra sobre o tema geral da Semana do Bebê.” Inclusão e Afetividade: O olhar atencioso na primeira infância”.

A palestra foi ministrada pela psicóloga Laura Jayne, com a colaboração da enfermeira Rosa Andrea. Laura Jaine, psicóloga do Nasf, explanou sobre a importância do estabelecimento de vínculos familiares na primeira infância para o desenvolvimento saudável das crianças.

“Para se desenvolverem, as crianças devem ter as necessidades básicas supridas, como também suas necessidades de conforto e segurança emocional atendidas. O vínculo afetivo promove o desenvolvimento saudável em todas as áreas da vida, por isso é importante os pais desenvolverem uma conexão de afeto com seus filhos. As boas oportunidades na infância, sejam na área escolar, afetiva ou social impacta, positivamente, na vida adulta, transformando-o num adulto mais responsável, autônomo, que consegue tomar suas próprias decisões e que tende a um desenvolvimento maior de qualidade de vida, como você trata seu filho, hoje, tem uma influência muito grande na vida adulta que ele vai ter”, explicou.

Ela frisou que o tema dessa Semana é muito importante, porque, além de discutir a primeira infância, discute a inclusão, que é condição para ser ter uma sociedade democrática, para falar em educação efetiva e de qualidade. 

Segundo ela, cada criança com ou sem deficiência se desenvolverá de um jeito, pois existem graus e necessidade diferentes dentro de um mesmo diagnóstico. “Nenhuma deficiência é sinônimo de que a criança não se desenvolverá, precisa-se de tratamento e orientações a serem seguidas, bem como respeitar seu ritmo de aprendizagem e desenvolvimento”.

Publicidade

Dentre os pontos abordados, por Rosa Andreia, a enfermeira deu ênfase a questão da inclusão social de crianças com algum tipo de deficiência, ressaltando a importância de não rotular a criança pela deficiência que possui, por que isso afeta de forma negativa o seu desenvolvimento.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia, disse que a semana reforça as ações em prol da primeira infância. “Esse é um momento que a gente dar mais ênfase a primeira infância, mas durante todo ano disponibilizamos serviços e ações em prol do cuidado com primeira infância. Então Semana do Bebê é uma importante ação onde nos unimos para contribuir com a causa, buscando reforçar atividades e garantir o desenvolvimento saudável das nossas crianças”, afirmou.

As ações da Semana do Bebê seguem nesta quarta-feira, 21, também na UBAS da cidade, a partir das 8h30, onde haverá acolhida com café da manhã e palestra com o tema “A importância do aleitamento materno e os cuidados na primeira infância”, ministrada pela enfermeira: Rosa Andrea. E na quinta-feira, 22, no encerramento, a condecoração do Bebê Prefeito 2022, com a entrega simbólica da chave.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS