Connect with us

DESTAQUES

Estudante da rede pública é aprovado em 1º lugar em medicina na UFPI

Publicado

em

O estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, Francisco Rafael Gomes Lima, foi aprovado em 1º lugar no curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre os cotistas de escola pública.

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2023 foram divulgados nesta terça-feira (28), no site do Sisu. Francisco contou que o seu objetivo é, através da medicina, melhorar as condições de vida de sua família.

“Agora que passei para medicina, vou conseguir dar uma boa vida a minha família, que é o principal pilar de tudo isso”, disse Francisco Rafael, após a aprovação.

Francisco coleciona medalhas em olimpíadas do conhecimento, tendo conquistado uma de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), uma de prata na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ-PI), e uma de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e no Torneio Nacional de Educação Financeira.

“Depois que eu vi onde a educação poderia me levar, fui só buscando mais conquistas. Antes eu não gostava das disciplinas de ciências da natureza, tinha medo, só gostava de biologia, mas aí comecei a gostar de física e me apeguei. Então, com a ajuda dos meus professores, me dediquei às olimpíadas, que me ajudaram muito no Enem”, destacou.

Publicidade

O professor de química de Francisco, Adelino Quaresma de Amorim Neto, relembrou a dedicação do aluno e disse estar orgulhoso do desempenho.

“Eu vejo em cada um dos meus alunos tudo aquilo que eu sonhava para mim. Eu hoje estou vendo essa realidade, colhendo o fruto que foi plantado lá atrás. Vejo que Rafael será o próximo médico do Piauí”, comemorou.

A estudante Nívea Peres foi aprovada em Direito na UESPI. O estudante Samuel Vitor, em Engenharia na UFPI e também Direito na UESPI.  — Foto: Isabela Leal / g1
A estudante Nívea Peres foi aprovada em Direito na UESPI. O estudante Samuel Vitor, em Engenharia na UFPI e também Direito na UESPI. — Foto: Isabela Leal / g1

Outros alunos aprovados no Sisu

Estudantes do Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti), Didácio Silva, na Zona Sudeste de Teresina, também foram classificados na chamada regular do Sisu. A estudante Nívea Peres foi aprovada em direito na Uespi enquanto o Samuel Vitor em engenharia na UFPI e também direito na Uespi.

Eles relataram a rotina de estudo e a ajuda que receberam dos professores. “A pandemia afetou meus estudos, mas também abriu espaço para comodidade. Estudei muito em casa. E depois da pandemia, as revisões e simulados nas escolas foram primordiais. Relaxar a mente me ajudou bastante antes de fazer a prova”, contou Nívea.

Samuel, que ainda não escolheu qual dos cursos vai se matricular, afirmou que a ajuda dos professores foi importante. “Os valorizo, porque foram eles que me acompanharam. Estudei muito por conta própria, mas essa ajuda foi fundamental”, finalizou Samuel.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS