Connect with us

Padre Marcos

Movidos pela fé e devoção, em Padre Marcos, católicos celebram 109 anos de devoção a Santo Antônio

Publicado

em

Hoje, 13 de junho, a igreja católica celebra a festa de Santo Antônio, um dos santos mais populares. Em Padre Marcos, no interior do Piauí, a data é marcada pela tradição religiosa. Há 109 anos a comunidade se reúne para agradecer pelas graças alcançadas e renovar os pedidos santo protetor dos pobres, que também leva a fama de santo casamenteiro.

Após 13 dias de preparação, na manhã desta terça-feira, a programação do festejo do padroeiro chegou ao seu ponto alto, reunindo um expressivo número de fiéis que, num gesto de devoção e fé, enfrentaram o sol para participar da festa da missa solene e procissão.

A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres do Zonal VII – Marcos Roberto, pároco local, Fernando Amando (de Caldeirão Grande), Edivaldo Santos (de Simões) e Alef Carvalho (de Curral Novo).

Após a santa missa, em mais uma manifestação de fé e mantendo viva a tradição, os devotos saíram em procissão pelas ruas da cidade entoando cânticos e seguindo a imagem do santo padroeiro. A caminhada encerrou na igreja matriz.

Durante a missa, a procissão e até mesmo após, é possível ver as diversas manifestações individuais de fé e devoção a Santo Antônio.  São pessoas vestidas de branco, de marrom, de pés descalços, ajoelhados.

Terezinha Macedo, dona Têca, como é conhecida, afirmou que é devota de Santo António desde que infância. “Minha mãe me ensinou a rezar, respeitar e venerar a Deus e ao santo da nossa querida cidade de Padre Marcos. Hoje, estou aqui mais uma vez, com 75 anos, feliz ao lado de Santo Antônio, agradecendo a ele por essa festa que passou. Muito eu pedi a Ele, meu querido Santo Antônio, que protegei a todos que vem agradecer e pedir bençãos.”, disse.  

Isabel Oliveira, mais conhecida como Neném, que mora na cidade de Jaicós, mas tem origens em Padre Marcos, participa anualmente do festejo.

“Todos os anos participo dos festejos de Santo Antônio. Estou aqui desde sábado. Mesmo não morando mais em Padre Marcos, venho prestigiar, pois eu me sinto bem em estar aqui na minha cidade, onde nasci e me criei. Sai daqui com 22 anos para morar em Jaicós, onde me casei e constituí família. E sou grata a Deus por tudo, por isso venho agradecer e pedir mais força para a gente seguir na caminhada”, disse. 

Este ano, o maior evento religioso do único município do Piauí que leva o nome de um padre, refletiu sobre o tema “Santo Antônio, modelo de cristão, insigne de caridade”.

O padre Marcos Roberto afirmou que o festejo foi grandioso, tanto na questão da evangelização, que segundo o sacerdote, é o objetivo principal, como também, na participação dos fiéis. 

Publicidade

“Começamos a nossa caminhada desde o dia 24 de maio, quando fizemos as peregrinações com a imagem de nosso padroeiro pelos setores, encerrando, hoje, após 14 de dias fervorosos com a participação dos fiéis, onde cada dia a multidão de pessoas que se faziam presentes era maior. Isso mostra que, de fato, as pessoas buscam a Deus através da oração e por meio da igreja.”, disse.  

Em entrevista, o pároco Santo Antônio afirmou fez menção à história do padroeiro, para ele, um exemplo de vida a ser seguido. “Foi alguém que doou a sua própria a serviço do povo e da evangelização, pregando a palavra, vivendo na prática a caridade, que parte do amor de Deus para conosco e do nosso amor para com os irmãos.”

O bispo diocesano, Dom Plínio, preside a missa solene há 19 anos e disse que se sente feliz em ver o povo em oração. “É uma devoção que faz sentido, primeiro para a família que está em sintonia com Deus e com sua igreja, e depois, para a pessoa que cresce na espiritualidade do bem, do sim de Deus”. 

Em entrevista, ao final de um festejo fervoroso e participativo, de fortalecimento da fé, o bispo também fez um chamamento ao povo, em referência à liturgia refletida na santa missa, sobre ser sal da terra e luz do mundo.

“Esse é um dia especial para lembrarmos qual é a nossa missão no mundo. Que as pessoas se motivem a ter a consciência de que ela é luz no mundo e não pode se apresentar como escuridão. Tudo o que se sabe fazer de bom deve ser feito sempre, porque vai ajudar as pessoas a se iluminarem. Além disso, também tem que ser sal da terra.”, disse.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS