Connect with us

Ipiranga do Piauí

Ato Cívico marca o Dia da Independência do Brasil em Ipiranga do Piauí; veja fotos

Publicado

em

Por Iaquelly Sousa

Na manhã desta terça-feira, 07 de Setembro, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí, na administração do prefeito Elvis Ramos, realizou o Ato Cívico, simbolizando o patriotismo ipiranguense em celebração aos 201 anos de independência do Brasil.

O Ato Cívico foi formado pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, e contou com apoio das Secretarias Municipais. Na ocasião, cerca de 50 alunos das Escolas Municipais: Antônio Tapety, Liberato Vieira, Santa Catarina, Treze de Maio, Sinobilina e Dr Antônio Santos, entoaram o hino nacional e proferiram poesias em homenagem à independência do Brasil.

O ato aconteceu na Praça Rosa Cortez, onde fica localizada a Prefeitura Municipal. O evento integra o calendário anual da Educação do município e reuniu autoridades municipais, representantes dos poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, além de apoio e participação do Grupamento de Polícia Militar.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, saudou todos os presentes e destacou que além de uma homenagem, o Ato Cívico também é um momento de reflexão.

“É uma grande satisfação estar hoje aqui em um momento de reflexão. O Brasil é um país independente, e a cada dia surgem desafios em várias áreas e setores, já avançamos muito. No quesito da liberdade, da democracia, mas apesar disso, ainda há mazelas na sociedade, que sofre com o direito de liberdade, e o acesso  à informação reduzida, ou quase nula. Então hoje, estamos aqui trazendo essa mensagem, porque precisamos trabalhar unidos, lado a lado, nos momentos bons e ruins, essa data reforça isso, o lembrar de um período que o Brasil começou a caminhar como um país independente, democrático. Ainda precisamos avançar sempre, e principalmente, nos grupos mais vulneráveis, e em virtude disso, nós que estamos à frente desse poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devemos sempre olhar para eles para que a independência chegue de fato a todos nós”, frisou o gestor.

A vice-prefeita, Iolanda Rêgo, comentou sobre os avanços e desafios encontrados pelo Brasil.

“O Brasil, assim como nossa querida Ipiranga, ainda enfrenta desafios, e para combatê-los convido a todos a de fato refletir como podemos fazer isto. Acredito que o primeiro passo é agir com todos com respeito e responsabilidade, fazendo tudo com propriedade. Nós ipiranguenses não podemos vibrar pelas derrotas, devemos nos unir, principalmente, com os gestores municipais, que são responsáveis por reivindicar e proporcionar o bem-estar do povo de nossa terra, através de nossos assistentes sociais, secretários e vereadores”, assegurou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Cortez, destacou a importância do 7 de Setembro.

Publicidade

“A data é muito importante, pois foi a partir dela que nosso país passou a ter liberdade, depois de vários anos, sob a custódia dos portugueses, e hoje podemos agradecer a Dom Pedro I, que escolheu o povo brasileiro, um povo que mesmo diante de todas as dificuldades nunca fugiram à luta, e acredito que vamos continuar lutando por melhores condições sempre”, afirmou o vereador.

O secretário de Educação, Gilberto Vieira, comentou o sentimento de presenciar o engajamento dos alunos e dos colaboradores da pasta educativa do município. “Esse momento foi muito gratificante e emocionante, nossa banda que tocou hoje é de uma de nossas escolas municipais da zona rural, Antônio Tapety, do Jardins. Observá-los, junto aos nossos professores é ver o resultado de nossos esforços em desenvolver plenamente as capacidades de nossos alunos, para que eles possam se tornar cidadãos competentes em suas atribuições futuras”, disse.

Gilberto Vieira, ainda acrescentou que datas comemorativas como essa contribuem com o senso crítico dos alunos. “Essa organização, assim como diversas outras fazem parte do nosso calendário anual letivo, trabalhamos a semana da pátria, assim como outras datas históricas, com o objetivo de repassar o conhecimento da nossa história, pois, a partir do conhecimento do nosso passado, nosso alunos possam entender nossas situações presentes de maneira mais clara e embasada, traçando até medidas para melhorar nosso futuro”, finalizou o secretário.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS