Connect with us

MUNICÍPIOS

Secretário Jonjon participa de evento do Conecte Sus em Teresina e destaca otimização dos serviços de Pio IX

Publicado

em

O auditório da Associação Piauiense de Municípios – APPM, recebeu nesta quarta-feira (25), gestores em saúde de municípios do Território do Vale do Guaribas.

A “Visita Técnica de Expansão do Conecte SUS” contou com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI), Superintendência Estadual do Ministério da Saúde do Piauí (SEMS/PI), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS/PI).

O evento é uma oportunidade para que os municípios do estado do Piauí se apropriem do cenário atual da Saúde Digital do Brasil, bem como, uma ocasião para contextualizar e orientar cidadãos, profissionais de saúde e gestores de saúde sobre as etapas de integração, engajamento e valor de uso da Rede Nacional de Dados em Saúde e das plataformas Conecte SUS.

Desenvolvido pelo Governo Federal do Brasil, o programa Conecte Sus prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos entre estabelecimentos de saúde e os órgãos de gestão em saúde dos entes federativo.

De acordo com a secretária de Saúde de Massapê do Piauí, Maria Lúcia, Lucinha, coordenadora do colegiado da Comissão Intergestores Regional (CIR), do Território do Vale do Guaribas, no evento houve apresentação da plataforma que vai unificar os dados do cidadão e profissional da rede de saúde no Piauí.

Publicidade
Coordenadora do colegiado da CIR do Território do Vale do Guaribas

O secretário de Saúde de Pio IX, Jonathas Leite, Jonjon como é conhecido, destacou que o evento é importante para a saúde digital dos municípios piauienses.

Secretário Jonjon à direita da imagem

“As nove equipes da estratégia de saúde da família estão informatizadas. Conseguimos aumentar o recurso que quando cheguei era de 2.000 e hoje estamos recebendo um total de 18 mil reais”, destacou o secretário Jonjon relacionando os feitos a Pio IX.

A saúde digital pode ser definida como um conjunto de técnicas práticas, atitudes, modos de pensar e novos valores que se desenvolvem em consequência do crescimento do espaço digital.

Teleconsulta, teleinterconsulta, telediagnóstico, portuário eletrônico integrado a sistemas de informação em saúde, cirurgia robótica, inteligência artificial aplicada à tomada de decisão em saúde e em apoio ao diagnóstico, sistemas inteligentes de vigilância e predição de emergências sanitárias, são exemplos de uso de Tecnologia de Informação e Comunicação para melhorar a saúde.

Além dos secretários já citados acima, o Território do Vale do Guaribas foi representado pelos seguintes gestores (foto acima): Nazaré (Queimada Nova), Audeli (Jaicós), Derisvaldo (Ipiranga do Piauí), Auzenir (Patos do Piauí) e Domitília Alencar (Marcolândia).

Josélio Queiroz, assessor técnico da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, reconheceu o nível de qualidade das unidades básicas de saúde do Piauí.

“Estamos aqui para orientar os gestores sobre o uso da Rede Nacional de Dados, da plataforma Conecte SUS e todos os recursos disponibilizados para a transformação da saúde pelo meio digital. E nossa vinda ao Piauí merece ainda destaque pelo nível de informatização e de qualidade que já há no estado no âmbito das Unidades Básicas de Saúde, que utilizam as ferramentas de portuário eletrônico”, destaca Josélio Queiroz.

“Essa vinda dos técnicos do ministério e esse diálogo com a Sesapi, com o Governo do Estado, e com os municípios é importante para que a gente possa garantir ainda mais avanços e melhorando a qualidade da conectividade no Piauí, que nos ajudam a aprimorar nosso planejamento e ações dentro de cada cidade do Piauí”, pontua a presidente do  COSEMS – PI, Lepoldina Cipriano, que falou sobre o crescimento da informatização das UBS do Piauí, onde 97% já possuem sistema de informação implantado. 

Publicidade

Para o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o evento foi uma oportunidade de dividir com o Ministério da Saúde e gestores municipais os modelos implementados pela Sesapi, na questão da saúde digital. 

“Hoje podemos dividir a experiência do Piauí Saúde Digital, que foi um modelo de transformação de saúde digital em nosso estado, que vem apresentando resultados satisfatórios. Agora vamos buscar essa integração com o Conecte SUS e da Rede Nacional de Dados”, ressalta. 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS