Connect with us

Francisco Macêdo

Francisco Macedo orienta para o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Publicado

em

Nesta quarta-feira, dia 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, através das Secretarias de Assistência Social e de Educação, realizou o Dia ‘D’ da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

O evento foi aconteceu no auditório Francisco das Chagas Alencar, com a participação de dezenas de crianças e adolescentes e representantes de órgãos e entidades protetoras dos direitos dos menores.

Na abertura, a assistente social Sara Leal destacou que o 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e relembrou o caso da menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, no ano de 1973. O crime bárbaro chocou o Brasil e o seu desfecho escandaloso se tornou símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

Durante o evento, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social, realizaram apresentações de coreografias.

Também foram repassadas orientações e enfatizada a importância da prevenção. Um dos pontos mais abordados foi o uso indiscriminado das novas tecnologias. Edvaldo Manoel, presidente do Conselho Tutelar, reforçou a necessidade dos pais ficarem vigilantes e acompanharem seus filhos no uso da internet, das redes sociais. O representante do órgão de proteção também orientou a denunciar casos de abuso ou exploração junto aos pais ou responsáveis, professor, Conselho Tutelar ou através do Disque 100.

Publicidade

O enfermeiro Cleverlândio Ramos, que representou a Secretaria Municipal de Saúde, destacou ações da pasta com foco nas crianças e adolescentes, como o Programa Saúde na Escola, que realiza, dentre outras atividades, palestras informativas e orientadoras. Ele também chamou a atenção para a importância do acompanhamento dos pais com relação ao uso das redes sociais.

O controlador interno Murilo Alencar, que representou o prefeito Nonato Alencar no evento, parabenizou a Assistência Social e a Educação pela preocupação com a preservação dos direitos das crianças e adolescentes e pela iniciativa de promover o evento, e afirmou que gestão do prefeito Nonato Alencar apoia iniciativas como esta.  Em seu pronunciamento, Murilo enfatizou a importância do diálogo dos filhos com os pais e também chamou a atenção sobre o uso das tecnologias, orientando que jamais envie fotos sensuais ou com tipos de nudez.

Outro momento importante do evento foi a palestra ministrada pela psicóloga Leyse Dantas, que abordou o tema “A importância da escola no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”, com orientações de como identificar um caso de violência sexual e a exploração.

Estivera presentes no evento a secretária municipal de Assistência Social, Ivonete Alencar, a coordenadora do Cras, Socorro Alencar, a vereadora Mailane Carvalho, o enfermeiro Cleverlândio Ramos, o controlador interno Murilo Alencar, os conselheiros tutelares, a psicóloga Leyse Dantas, as assistentes sociais Sara Leal e Carla Lariza,  Lindomar Araújo, da escola Eleusa Maria Alencar, e Seomária Lima, da escola Joaquim Antão de Carvalho, dentre outros.

Mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS