Connect with us

Massapê do Piauí

Em Massapê do Piauí, Saúde realiza mobilização de combate ao mosquito

Publicado

em

Embora o município de Massapê do Piauí não tenha nenhum caso suspeito ou confirmado de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti em 2018, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, tem dedicado esforços e trabalhado no combate ao transmissor das arboviroses.

Ao longo deste mês, palestradas estão sendo realizadas pelos profissionais da Saúde nas escolas da Rede Municipal de Ensino, orientando como eliminar os focos do mosquito e conscientizando os alunos para a importância da prevenção.

O Dia ‘D’ da campanha foi nesta quinta-feira, 19, com uma mobilização realizada em dois momentos. O primeiro, uma caminhada de conscientização, que teve início na Unidade Básica de Saúde e percorreu ruas e avenidas, encerrando na Praça Matias Costa, onde o fonoaudiólogo do NASF, Manoel Neto, repassou orientações de como prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika.

Além das faixas e cartazes, um carro de som também foi utilizado como canal de comunicação com a população, levando uma mensagem que deve ser aplicada em casa e multiplicada.

O segundo momento foi um mutirão eliminação dos focos e coleta de objetos que podem se tornar criadouros. As equipes se dividiram e, acompanhados pelos agentes de endemias, visitara ruas, órgãos públicos e residências.

Publicidade

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, fez um breve pronunciamento, onde agradeceu aos órgãos públicos que aderiram à mobilização e a todos que participaram, e falou sobre o trabalho que vem sendo realizado. “A Prefeitura de Massapê, através da Secretaria de Saúde, tem se empenhado, se esforçado e realizado essas ações de prevenção. Já tivemos anos mais críticos, mas este ano estamos em uma situação mais confortável, pois não temos registro de casos, mas precisamos nos manter em estado de alerta, vigilantes, para que os mosquitos não se não se reproduzam em nossa cidade”, disse.

Considerando a necessidade de cuidado permanente com a erradicação dos criadouros do mosquito, a secretária solicitou o apoio da população. “É uma obrigação do município, mas é um dever de cada cidadão. A Saúde não tem como estar todos os dias nas casas das famílias, então, a própria sociedade deve vigiar, cuidar do seu quintal e ainda orientar o vizinho a também fazer a parte dele. Vamos nos unir forças e nos empenhar na luta de combate ao mosquito para que nossas famílias continuem com saúde, livres da dengue e de outras doenças”, pontuou.

Além da gestora da Saúde, também participaram da mobilização o secretário de Esportes, Roberto Carvalho, a secretária de Assistência Social, Remédios Morais, a articuladora do Selo Unicef em Massapê, Joelma Araújo, a vereadora e enfermeira, Mariane Farias, o médico da ESF, José Ariel, dentre outros.

 _Fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS