Connect with us

MUNICÍPIOS

Representantes da Assistência Social de Vila Nova participam do I Seminário Estadual do BPC em Teresina

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, através da gestão do prefeito Edilson Brito e a Secretaria de Assistência Social, que tem a frente à primeira dama Ana Carolina, enviou a Teresina nesta quarta-feira (07), a assistente social do CRAS Jenicleide Alaide de Sousa e a assistente social da Secretaria Maria Cleide Neta Leal para participarem do I Seminário Estadual do BPC.

O Benefício de Prestação Continuada- BPC- da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de dois anos, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

O seminário teve o intuito de capacitar e aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre o BPC e informar sobre as mudanças que o beneficio sofrerá com a reforma da previdência.

Sobre o I Seminário Estadual do BPC a assistente social Jenicleide Sousa, do CRAS de Vila nova, fala sobre o aprendizado adquirido.

“O seminário traz mais aprendizado e conhecimento para nós profissionais da assistência social, até por que muita coisa mudou no processo do beneficio e muitas outras coisas ainda irão mudar no decorrer dos anos, e para que a gente possa desempenhar o nosso trabalho é preciso que estejamos sempre informados”, relata.

Do mesmo modo, a assistente social da secretaria de Assistência Social, Maria Cleide, relata qual a importância de participar do evento.

Publicidade

“A reforma da previdência trouxe mudanças que podem influenciar no cancelamento no beneficio do favorecido, por isso participar de eventos como esse faz com que a gente ganhe mais conhecimento sobre o assunto, além de se qualificar cada vez mais”, explica.

O seminário começou às 8h com o credenciamento e as 09h foi a abertura, seguida de palestras sobre SASC, SESAPI e SEDUC/BPC na Escola – Acompanhamento de beneficiários, BPC no Cadastro Único, BPC x Previdência Social e Concepções e Microcefalia. Para finalizar teve o debate e em seguida às 12h o encerramento.

A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A parte operacional é realizada pelo INSS.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS