Connect with us

GERAL

Arcebispo do Piauí condena novela e afirma que corrupção é odiosa

Publicado

em

O arcebispo de Teresina (PI) condenou, em sua homilia nesta sexta-feira (3), o aliciamento de menores para a prostituição e o que considerou ser uma distorção da família promovida pelas novelas de TV. Na celebração que antecedeu a procissão do Senhor Morto, na catedral de Nossa Senhora das Dores, Dom Jacinto Brito usou a expressão “Pai, perdoa, eles não sabem o que fazem” e citou os dois exemplos.

Dom Jacinto não citou o nome de nenhuma novela ou canal de televisão, apesar da existência de campanhas contrárias à novela Babilônia, da TV Globo, por conta do casal de lésbicas vivido por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. A homilia do arcebispo focou a questão da família.

“Será que a novela que está colocando uma família homoafetiva, homem com homem, mulher com mulher, como mar de maravilhas, distorcendo o sentido da familia, será que els sabem o que fazem? A figura familiar que constitui homem e mulher é apresentada como família problemática, cheia de divisões, de brigas e adultérios. Foi essa a pergunta que fiz hoje a todos os católicos. Nós sabemos o que estamos fazendo quando engolimos essa maneira de corrupção, dos costumes de corrupção da vida humana, a troco do poder do dinheiro e da influência dos meios de comunicação?”, questionou o arcebispo, em entrevista após a celebração.

Dom Jacinto ressaltou que 2015 é o ano da família para a Arquidiocese de Teresina. “Não podemos aceitar a substituição da família brasileira para exaltar outro tipo de união. Nós respeitamos as pessoas e suas ações de vida. Mas não podemos aceitar que se bote abaixo uma instituição que Deus criou”, acrescentou.

Perguntado sobre o que acha do boicote à novela Babilônia, o arcebispo não quis se posicionar, mas declarou: “eu penso o que devemos apresentar o que é positivo da família. A família é uma segurança para a pessoa. Segurança não só econômica, mas afetiva. Quando se quer destruir isso, não vale a pena. Mostrar só miséria, infelicidade, traição, adultério, não é referência de família. Devem apresentar testemunhos da família que vive feliz. Milhares de casais vivem felizes”.

Publicidade

O arcebispo ainda pediu aos fiéis para que fiquem atentos ao aliciamento de menores para a prostituição. “Aqueles que aliciam menores para prostituição, para a droga, será que sabem o que estão fazendo?”, voltou a questionar na homilia. Dom Jacinto ainda disse que “Jesus deu a vida e não pode ter sido em vão, e tudo que contraria a dignidade humana é um atentado à vida”

Para Dom Jacinto, a raiz da corrupção está nos próprios lares, apesar dos fiéis só apontarem para a corrupção política, esquecendo a caseira. “Toda forma de corrupção não pode ser aceita. É odiosa e ela deve ser repelida”, pontuou.

Após a celebração de pés descalços, Dom Jacinto Brito seguiu em procissão com a comunidade até a igreja de São Benedito, também no Centro de Teresina.

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS