Connect with us

São Julião

Prefeitura de São Julião promove campanha ´Adolescência primeiro, gravidez depois`. Veja programação!

Publicado

em

O município de São Julião na administração do prefeito Dr. Jonas Alencar, gestão “O Povo em Primeiro Lugar” aderiu à campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois” que tem como objetivo despertar na população a importância de prevenção contra gravidez na adolescência.

A programação da campanha iniciou no último dia 19 de fevereiro com palestra ministrada pela coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Lilian Rocha, tendo como público-alvo o grupo de gestantes. Na palestra foram abordadas as causas e consequências de uma gestação precoce dos 12 a 14 anos e o que influencia e muda na vida da adolescente e do parceiro.

A coordenadora destacou que o Brasil supera a taxa de nascimento se comparado a América Latina “No Brasil a taxa chega a 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes mulheres, sendo que na America Latina o número chega a 65, 5 para cada mil”, pontuou destacando que a região Nordeste do país lidera o ranking de maior número de gravidez na Adolescência.

Dados apontam que 66% da gestações em adolescentes não são intencionais. O Unicef mostra que em 2017, 75% das mães adolescentes abandonaram a escola e que 15,3% dos óbitos de bebês são registrados de cada mil nascidos vivos de mães jovens com idade até 19 anos, caracterizada como uma das maiores taxas de mortalidade infantil.

Entretanto, a taxa mundial é de 46 nascimentos para cada mil adolescentes e jovens mulheres.

No dia, 20 de fevereiro, houve capacitação para professores da Rede Municipal de Educação e profissionais da Saúde com as famílias dos alunos, sobre importância de trabalhar o tema de prevenção da gravidez na adolescência, em sala de aula, ministrada por Dr. Samuel Alencar.

Publicidade

“É importante que haja interação entre os três grupos para trabalhar sobre a prevenção da gravidez e de tantos outros problemas que possam surgir na adolescência, na troca de materiais e informações, através também das plataformas digitais para que possa realmente fazer com que eles se sensibilizem e que assim haja um entendimento geral – família e os órgãos gestores competentes como um todo”, explicou.

Veja abaixo mais datas e locais da programação da Campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois” em São Julião

As atividades da campanha seguem no próximo dia 04 de março, com roda de conversa com adolescentes do NUCA, ministrada pelo enfermeiro Paulo Henrique (SMS).

No dia 10 de março será instalada uma Barraca da Saúde no povoado Mandacaru, zona rural. Também na zona rural do município sãojuliãoense, no dia 15 de março, a Barra da Saúde estará no povoado Fujona.

No dia 21 de março, será a vez da sede do município promover espaço com instalação da Barraca da Saúde.

Ainda no mês de março no dia 25, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participarão de uma roda de conversa.

Publicidade

Conheça mais sobre a campanha nacional “Adolescência primeiro, gravidez depois” clicando aqui


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS