Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Prefeito desmente e lamenta pronunciamento de vereador

Publicado

em

O vereador da cidade de Francisco Macedo, Osailton Lopes (PT), usou a tribuna da Câmara Municipal na última terça-feira (07), na sessão de reconhecimento do decreto de situação de calamidade pública por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Durante o pronunciamento o parlamentar aproveitou a oportunidade para fazer a alegação que o prefeito Nonato Alencar, estava fazendo entraves para a chegada de benfeitorias no município, no tocante a um projeto de pavimentação de ruas (calçamento).

O parlamentar disse que seu grupo encontra dificuldades na falta de assinatura do gestor para autorizar as obras. “Ele encarregou o secretário de obras e este disse que podia vir a equipe de engenharia para modificar as ruas. A equipe veio de Teresina fez a modificação e agora ele está alegando que tem uma rua que faz parte do projeto do Poder Executivo. Então estamos vendo aí que existe uma má vontade do gestor que devia pensar no bem da população de Francisco Macedo. O pessoal da engenharia autorizou que pode assinar e se coincidir alguma rua só faz modificar, mas mesmo assim ele está se negando assinar. Estamos correndo o risco de perder o projeto de 5 mil metros de calçamento por falta de uma assinatura do gestor”, declarou o vereador Osailton.

Sobre a declaração do parlamentar na tribuna da câmara, o prefeito Nonato Alencar, lamentou a colocação feita e desmentiu afirmando que em nenhum momento se negou a assinar projetos que trouxessem algum benefício para população francisco-macedense.

“O prefeito municipal Nonato Alencar nunca se negou a assinar projetos que trouxessem algum benefício para população”, disse.

Publicidade

A exemplo, Nonato apontou um dos benefícios que foi conseguido por indicação de recurso de deputado estadual ligado a oposição do governo municipal.

“A prova disso é a pavimentação de algumas ruas do bairro Campina, através de recurso do estado, proveniente de indicação de recurso por deputado estadual ligado a oposição deste governo municipal e a autorização desta demanda foi prontamente atendida e autorizada pelo prefeito Nonato Alencar”, revelou.

No tocante a autorização quando o vereador Osailton citou durante pronunciamento, o prefeito de Francisco Macedo destacou que as ruas Aldes Antão e Edmar Antão foram autorizadas para serem pavimentadas e que a iniciativa foi do deputado Nerinho que era apoiado pela liderança política Dedezinho que na época pertencia ao grupo da oposição.

“Sobre a autorização de pavimentação de ruas, tivemos a autorização para pavimentar as Ruas Aldes Antão e Edmar Antão, através de iniciativa do deputado Nerinho, apoiado pela liderança política Dedezinho que na época pertencia ao grupo da oposição”, frisou.

Indagado se existia má vontade como foi citada pelo vereador, Nonato reforçou que não existe isso e o que está faltando é um ofício ou qualquer projeto formalizando a indicação das ruas que seriam indicadas para pavimentação por parte dos membros do Partidos dos Trabalhadores de Francisco Macedo.

Publicidade

“Essa administração não recebeu nenhum ofício ou qualquer projeto formalizando a indicação das ruas que pavimentadas por parte dos membros do PT de Francisco Macedo, conforme abordagem do parlamentar Osailton. Foram repassadas apenas projeções verbais ao secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, Izeiro Coutinho, sem que o mesmo tivesse a oportunidade de ficar com algum documento ou de fazer pelo menos uma cópia”, esclareceu.

“É lamentável que um parlamentar de vários mandatos utilize a tribuna da Câmara Municipal para tentar justificar sua falha, culpando a gestão municipal de Francisco Macedo”, lamentou o prefeito de Francisco Macedo.

O secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, Izeiro Coutinho, procurado para falar sobre o caso, explicou que não poderia fazer nenhuma autorização de ruas que já estavam pavimentadas e licitadas.

“Na solicitação que foi feita, percebi que as ruas citadas pelos representantes do PT constavam que já estavam pavimentadas ou já licitadas e diante disso não poderia autorizar, só quando fossem realizadas as alterações pertinentes, trocando as ruas já pavimentadas ou com convênios já aprovados e em processo de licitação, por ruas sem projetos para pavimentação”, explicou destacando que mostrou todas as ruas que ainda poderiam receber pavimentação na zona urbana, bem como na zona rural.

Izeiro Coutinho pontuou que todas as ruas ocupadas dizem respeito aos processos licitatórios: Tomada de preço Nº 10/2020, órgão: Secretaria do Agronegócio e do Empreendedorismo Rural; Tomada de preço Nº 001/2020, órgão: Prefeitura Municipal de Francisco Macedo e Tomada de preço Nº 001/2019, órgão: Prefeitura Municipal de Francisco Macedo.

Publicidade

“A gestão esclarece que já autorizou pavimentação através de indicação de pessoas ligadas a oposição, como continuará autorizando, desde que seja apresentado um pedido formal, informando as ruas e, quando requisitado, após fazer os ajustes para não prejudicar a população e nem gerar imputação de irregularidades para a gestão, pois, não é possível pavimentar uma única rua com dois convênios diferentes abrangendo a mesma área, configurando-se uma conduta flagrantemente irregular e passível de penalidades perante os órgãos de controle e pela justiça”, conclui o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS