Connect with us

DESTAQUES

MPF investiga denúncias de desvio de recursos destinados ao combate a pandemia no Piauí

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) investiga denúncias de desvio de recursos federais destinados à saúde dos municípios e do estado do Piauí. O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Kelston Lages, requisitou que à Secretaria de saúde do Piauí (Sesapi) informe os gastos com contratações e o plano de ações que está sendo desenvolvido em relação ao combate e tratamento da Covid-19.

Em entrevista à TV Clube, nesta quarta-feira (22), o procurador disse que o objetivo é identificar a não aplicação ou o superfaturamento de recursos. Segundo Kelston Lages, o MPF está cobrando a informação dos gastos, com o destino dos recursos que estão sendo aplicados. Ele explicou que os gestores devem prestar contas de todas as movimentações.

“O MPF tem pedido a relação dos dados, o montante dos recursos que têm sido repassados pela União ao estado e aos municípios, as contratações e quem são os contratados, além de questionar se estes gastos estão sendo publicados nos portais de transparência”, disse.

Apesar de ser permitida por lei a compra de equipamentos sem licitação durante a pandemia, devido à urgência de atender a população, existem regras a serem cumpridas. Por exemplo, os valores dos produtos não devem ser superiores aos valores de mercado.

“O objeto a ser contratado tem que estar bem descrito e o valor, que é o mais importante, deve atender um parâmetro de tabela utilizado pela administração pública na aquisição de seus bens e serviços”, finalizou o procurador.

Publicidade

Sesapi vai criar Portal da Transparência

Sesapi vai criar portal da transparência para recursos usados contra coronavírus

Sesapi vai criar portal da transparência para recursos usados contra coronavírus

Em resposta, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que a Sesapi está dialogando com a Controladoria Geral da União para aprimorar a transparência na divulgação de gastos públicos no combate à Covid-19. Ele informou que no site da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) há um campo específico para que todos os cidadãos possam pesquisar como está sendo aplicado o recurso destinado ao estado.

“Estamos num esforço de nos antecipar à demanda que vai surgir. Estamos verificando todos os hospitais regionais e tendo relatórios diários e conferências semanalmente com os diretores para que estejam prontos na hora da necessidade”, pontuou.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS